Economia Titulo
Ministério da Fazenda vive dilema
20/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Pressionado pela necessidade de acelerar a retomada dos investimentos, o Ministério da Fazenda vive hoje um dilema em torno da renovação da linha de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com taxa de juros subsidiados, para aquisição de bens de capital.

Os empréstimos, com taxa de juros de 4,5% ao ano, têm prazo de validade previsto até 31 de dezembro. O BNDES tem autorização para financiar até R$ 44 bilhões com essa taxa de juros. A diferença entre os juros de mercado e a taxa da instituição é bancada pelo Tesouro Nacional.

O principal argumento para não prorrogar o benefício é a avaliação de que a decisão poderia levar os empresários a acelerarem a contratação dos investimentos neste fim de ano. Dessa forma, os investimentos amadureceriam mais rapidamente, ajudando a conter o fechamento do hiato do produto - a diferença entre a produção efetiva e a capacidade produtiva da economia - e evitando uma alta nos juros básicos em 2010. Adicionalmente, há avaliação de que medidas temporárias, se sempre renovadas, acabam por ter menor eficácia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;