Internacional Titulo
Mamute de 20 mil anos é encontrado na Sibéria
Do Diário do Grande ABC
18/10/1999 | 14:18
Compartilhar notícia


Um mamute de 20 mil anos foi exumado domingo na Sibéria (Rússia) e levado para a cidade de Khatanga, de acordo com informaçoes do chefe da expediçao franco-russa que o descobriu, Bernard Buigues, contactado por telefone desde Paris.

O corpo do animal foi protegido pela camada gelada de solo que o envolvia.

A expediçao ``Mammuthus' foi organizada pela associaçao francesa ``Círculos Polares Expediçoes, com a colaboraçao de cientistas russos.

O mamute, que foi chamado de ``Kharkov', em homenagem aos descobridores locais do animal, foi levado para a cidade que fica a 250 km do local protegido por uma camada gelada de solo que o envolvia.

O animal foi descoberto em uma espécie de ``frigorífico natural', uma cova no permafrost (camada do solo permanentemente gelada). Trata-se do local onde ficará no futuro o ``Museu do Frio', onde os restos do animal serao pesquisados pelos cientistas.

No ano passado, a expediçao nao havia conseguido extrair todo o corpo do animal devido ao inverno, porém a cabeça do mamute já está no local há alguns anos.

``Kharkov' nao foi o primeiro mamute que os cientistas retiraram de sua tumba polar. Nove outros exemplares foram encontrados até agora entre 1799 e 1977, quatro deles quase inteiros. No entanto, o estado de conservaçao dos animais nao era apropriado para que se fossem realizados estudos.

``Quando tiver sido completamente separado da camada de terra congelada que o recobre, sem sofrer mudanças de temperatura, nao se deve esperar encontrar carne fresca, mas sim carne desidratada. O objetivo real é encontrar indícios sobre a vida e as causas do desaparecimento destes animais', declarou o cientista.

Abaixo do local onde estava o animal, os membros da expediçao encontraram vegetaçao, o que lhes dará a possibilidade de estudar pela primeira vez plantas pré-históricas inteiras e nao somente o pólen.

Os cientistas continuam os trabalhos de escavaçao no local, esperando encontrar pistas sobre o meio ambiente dos mamutes.

A aventura de ``Mammuthus' nao está terminada, pois outros três animais foram localizados durante o verao polar que acaba de terminar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;