Cultura & Lazer Titulo
Uma década do grupo Teatro da Conspiração
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
30/07/2010 | 07:28
Compartilhar notícia


Celebrando dez anos de existência, o grupo Teatro da Conspiração, de Santo André, apresenta mostra com cinco espetáculos do seu repertório a partir de hoje, no Centro Cultural Casimiro de Abreu, na mesma cidade.

Integram a programação espetáculos adultos e infantis. Hoje, a abertura tem encenação de Dassanta. A peça, escrita há mais de dez anos por Solange Dias, uma das fundadoras do grupo, saiu da gaveta há três anos para vencer um concurso de dramaturgia. "É livremente inspirada nas músicas do compositor Elomar Figueira Mello. Construímos a dramaturgia em cima da poética típica do sertanejo", conta Solange.

A peça é narrada por Olivério, sertanejo cego e contador de histórias, que dá vida a Dassanta - mulher bela e amaldiçoada que traz a morte aos homens que se apaixononam por ela - e ao embate entre os vaqueiros Antenoro e Bragadá na disputa do seu coração.

A Doce Flor da Solidão, baseada em conto de Clarice Lispector e Cantos Periféricos integram os espetáculos adultos. "Doce Flor é do ano passado, que só apresentamos uma vez e fala do universo clariceano, em que os personagens vivem momentos de visceralidade, descoberta e epifania. Já Cantos Periféricos, de 2003, é o que melhor sintetiza a proposta do grupo: foco da criação na construção do trabalho do ator", comenta Solange.

Dom Quixote para Crianças e O Menino Juca - A Infância de Monteiro Lobato e Outras Histórias são reservados para os pequenos e fazem a mistura da contação de história com o teatro. "Esses trabalhos fazem parte de um núcleo criado em 2008, para misturar teatro e contação. A ideia é comunicar tanto através da linguagem literária quanto da teatral".

Este núcleo, batizado Conspiração Encontros, junta-se ao central, de produção teatral, e ao terceiro, a formação do grupo Teatro Transpiração, que atua no Parque Escola de Santo André. "É um trabalho de oficinas de iniciação teatral com objetivo de desenvolvimento de uma montagem por ano. Trabalhamos com releituras de clássicos inspiradas por outras vertentes artísticas, como hip hop, samba e rock", conta.

"Lá, temos advogados, donas de casa, jovens. O importante é separar o momento para compartilhar. As pessoas descobrem que aquilo que parecia tão distante delas de repente fica próximo. Era só questão de deixá-los em contato com esse universo." A próxima montagem do Transpiração estreia em outubro. Desta vez será um texto não clássico, Geração 80, do repertório da companhia.

Histórico - O grupo surgiu através do estímulo da ELT (Escola Livre de Teatro) de Santo André. "O Kil Abreu, da ELT, resolveu juntar artistas que estavam trabalhando na cidade com mestre da escola. Foram quatro trabalhos feitos na época, entre parceria de artistas e a escola. Dessa junção, surgiu o Conspiração", completa Solange.

Mostra de Repertório Teatro da Conspiração - Teatro. No Espaço Cultural Casimiro de Abreu no Colégio Central Casa Branca - Rua Onze de Junho, 521, Santo André. Tel.: 2805-2808. Dassanta. Hoje e amanhã, às 20h; dom., às 19h. A Doce Flor da Solidão. Dias 6 e 7, às 20h; 8, às 19h. Cantos Periféricos. Dias 13 e 14, às 20h; 15, às 19h. Dom Quixote para Crianças. Dia 8, às 15h. O Menino Juca - A Infância de Monteiro Lobato e Outras Histórias. Dia 15, às 15. Ingr.: R$ 20 (todos pagam meia-entrada).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;