Setecidades Titulo Educação
UFABC inaugura
campus em maio

Primeiro dos seis blocos a ser finalizado no complexo
de São Bernardo irá receber cerca de 1.900 calouros

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
26/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As aulas no campus de São Bernardo da UFABC (Universidade Federal do ABC), próximo ao Ginásio Poliesportivo, no bairro Anchieta, começam no dia 28 de maio. Cerca de 1.900 alunos, ingressantes dos cursos de bacharelado em Ciências e Humanidades e em Ciências e Tecnologia, estudarão no bloco Alfa, primeiro dos seis prédios a ser concluído.

A expectativa da instituição de ensino é que ainda neste ano sejam concluídos os blocos Gama, Beta e Ômega e que a finalização da segunda fase das obras se dê em 2013.

Em visita ao local na manhã de ontem, a equipe do Diário constatou que funcionários da universidade trabalhavam na instalação de móveis e aparelhos eletrônicos e técnicos dos laboratórios didáticos organizavam seu ambiente de atuação.

Com 4.600 m² de área construída em três andares mais o térreo, o bloco Alfa recebeu investimento de R$ 9,5 milhões. No térreo estão disponibilizados sala dos professores, setor de reprografia, enfermaria, cantina e secretaria acadêmica, além de almoxarifado e laboratório de informática. Em todos os andares há armários para os alunos, banheiros e bebedores.

O primeiro andar oferece seis salas de aula com 40 lugares cada, além de dois laboratórios de informática com capacidade para 45 alunos e biblioteca. No segundo andar ficam seis salas de aula para 90 alunos e sala de estudos. Já o terceiro andar concentra seis laboratórios didáticos, sendo três secos (destinados a disciplinas como Física e Elétrica) e três úmidos (para Química e Biologia).

O edifício também terá uso racional de água e energia por meio de dispositivos, como comando eletrônico para controle de iluminação, sistema de reaproveitamento de águas pluviais e quebra-sol nas fachadas Norte e Sul. A instalação de ar comprimido em todos os laboratórios e de redes para gases especiais (hidrogênio, nitrogênio e GLP) nos laboratórios molhados é outra novidade.

CONCLUSÃO
A instituição de ensino terá 26 mil metros quadrados de área construída e disponibilizará 2.400 vagas para alunos quando concluída. Os demais blocos (Gama, Beta e Ômega) estão em obras e a previsão de entrega é para este ano. A conclusão da segunda fase das obras (blocos Alfa 2 e Zeta) está prevista para 2013.

A entrega parcial do campus São Bernardo consolida o projeto de expansão da universidade, sediada na Avenida dos Estados, em Santo André.


Início das aulas estava previsto para fevereiro de 2011


A criação do campus da UFABC de São Bernardo teve início em 2007 com a aquisição do terreno de 120.349,73 m² na marginal esquerda da Via Anchieta, altura do km 17. Inicialmente, a previsão era para que as aulas começassem em fevereiro de 2011 no local, o que não aconteceu.

Em 2010, as aulas da universidade em São Bernardo começaram no Colégio Salete, prédio cedido provisoriamente pela Prefeitura, com 400 estudantes dos cursos de bacharelado em Ciências e Humanidades e em Ciências e Tecnologia.

O reitor Helio Waldman recebeu as chaves do Bloco Alfa 1 das mãos do engenheiro Jorge Ajame Filho da Construtora JWA, empresa responsável pela construção do campus São Bernardo em, em 18 de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;