Política Titulo Editorial
Crise industrial e apatia
Do Diário do Grande ABC
07/01/2020 | 10:19
Compartilhar notícia


São Bernardo começa 2020 sem ter conseguido superar o baque econômico sofrido pelo trágico e surpreendente fechamento da fábrica da Ford, que encerrou sua produção na planta do Taboão após 52 anos. A saída da gigante automobilística de matriz norte-americana, todavia, é apenas a ponta de iceberg cujo tamanho possui potencial para comprometer o desenvolvimento não apenas do município, mas de todo o Grande ABC. É por isso que as autoridades, especialmente as são-bernardenses, deveriam se preocupar em desenvolver planejamento estratégico capaz de, se não para atrair investimentos, ao menos estancar o êxodo de unidades industriais.


Dados da Rais, Relação Anual de Informações Sociais organizada pelo Ministério da Economia, mostram que São Bernardo perdeu 328 empresas em apenas dois anos, 2017 e 2018. A conta só não é mais assustadora porque ainda não está fechado o balanço do ano passado, exatamente quando a Ford encerrou a produção de veículos no município, optando por manter as atividades em Taubaté, no Vale do Paraíba, e Camaçari, na Bahia.


A crise do setor automobilístico é tão estrepitosa que, além de desestruturar toda a cadeia produtiva, com a redução de faturamento ou fechamento de autopeças tradicionais no próprio município e cidades vizinhas, começa a impactar outros segmentos. Os restaurantes da Rota do Frango com Polenta, um dos endereços gastronômicos mais conhecidos da Grande São Paulo, acaba de perder o seu representante mais antigo – a última refeição da história do Restaurante Florestal, inaugurado em 1956 no bairro Demarchi, foi o almoço servido no primeiro dia deste ano.


Enquanto a economia são-bernardense se desintegra, aonde se encontram os políticos eleitos para dar conta dos desafios do início deste século? Tome-se o que fizeram no caso da Ford tanto o prefeito quanto o governador. A dupla reagiu energicamente ao anúncio de encerramento das atividades, em fevereiro de 2019. Quase um ano depois, porém, os portões da fábrica seguem fechados. Preocupante. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;