Internacional Titulo
Nicotina vicia tanto quanto cocaína, diz relatório
Do Diário do Grande ABC
08/02/2000 | 14:50
Compartilhar notícia


O tabagismo deveria ser considerado um vício como outro qualquer, disse um relatório elaborado por um grupo de médicos divulgado nesta terça em Londres, admitindo que a nicotina vicia tanto quanto a heroína ou a cocaína. O relatório, elaborado por um grupo assessor do Colégio Real de Médicos, propoe que se lance uma enérgica campanha e que o governo assuma o compromisso de financiar um programa para ajudar as pessoas a deixar de fumar. Acrescenta que os cigarros deveriam ser regulados como qualquer outra droga por parte de um órgao que teria prerrogativas para restringir o número de aditivos e a quantidade de nicotina nos cigarros.

O Serviço Nacional de Saúde também deveria financiar as terapias com substitutos da nicotina para os fumantes que queiram deixar de fumar. De acordo com os médicos, os fabricantes de cigarros deveriam ser proibidos de utilizar os termos 'leve`` ou 'suave`` nos cigarros, disse ainda o relatório. 'A conclusao central deste relatório é que o tabagismo deveria ser compreendido como uma manifestaçao de vício em nicotina e que à medida em que os fumantes sao viciados em nicotina sao comparados a viciados em drogas pesadas como a heroína e a cocaína. ' Estas conclusoes, prossegue o relatório, têm conseqüências fundamentais para a formulaçao e aplicaçao da política de saúde pública sobre o controle e prevençao do tabagismo``.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;