Política Titulo Editorial
Respeito aos estudantes
Do Diário do Grande ABC
23/12/2019 | 09:24
Compartilhar notícia


Várias foram as vezes em que o assunto uniforme escolar mereceu páginas em edições deste Diário. Por longo período com citações negativas. Com o tema associado a atrasos na entrega, contestação de processos licitatórios por parte de empresas cujas propostas não foram as vencedoras e até mesmo de compras superfaturadas. Inclusive com responsável por secretaria de Educação e outros servidores sendo indiciados pela Justiça.

Hoje, a notícia é diferente. Trata-se de antecipação no processo de compra para que os estudantes possam ter as roupas escolares mais cedo. De preferência no primeiro dia do calendário escolar de 2020.

A estimativa é que 196 mil alunos da rede pública municipal sejam contemplados em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. Rio Grande da Serra não fornece os kits de vestimentas.

É sempre bom destacar que é obrigação dos gestores municipais a solução de problemas pontuais. Neste caso dos uniformes, já passava da hora de acabar com a farra do boi que se formou em torno da compra e distribuição.

Algumas iniciativas precisam ser enaltecidas, como a que é realizada pela Prefeitura de São Caetano há dois anos. O Executivo adotou o sistema de vales, em que repassa aos pais quantia necessária para a aquisição das peças. Além de tornar o processo mais ágil, ainda estimula a economia da cidade, pois a compra deve ser feita em malharias credenciadas e aptas ao atendimento.

Em São Bernardo, a aquisição das roupas começou no meio do ano. Com isso, crianças e adolescentes já estão recebendo os uniformes. Em Santo André, a entrega será no início do ano.

Mauá e Diadema optaram por fazer licitação para dois anos. Isso agiliza os trâmites e gera desgaste menor para o município e para quem vai utilizar os materiais.

Cuidar bem dos estudantes deve ser premissa básica de todas as prefeituras. Eles merecem respeito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;