Internacional Titulo
Britânicos vao pagar parte da conta do processo de Pinochet
Do Diário do Grande ABC
08/07/1999 | 16:32
Compartilhar notícia


Os contribuintes britânicos deverao pagar boa parte dos altos custos legais do ex-presidente chileno Augusto Pinochet em sua luta para evitar sua extradiçao para a Espanha, disse nesta quinta a Câmara dos Lordes.

Extra-oficialmente, calcula-se que os custos legais de Pinochet e da açao do governo talvez passem de 5 milhoes de libras esterlinas (8 milhoes de dólares), mas nao foram divulgados detalhes de tais cálculos.

Em sua capacidade judicial, a Câmara Alta disse que os contribuintes devem arcar com os gastos feitos pelo general em duas audiências-chaves: uma apelaçao da promotoria ante a Câmara dos Lordes para que revogasse uma decisao de que Pinochet tinha imunidade e outra apelaçao contra a decisao da Câmara em caso anterior.

A Câmara dos Lordes declarou que Pinochet deveria pagar seus gastos com a audiência inicial de outubro ante o Alto Tribunal convocada para afirmar sua imunidade e a segunda ante a Câmara dos Lordes sobre o mesmo caso, nos meses de janeiro e fevereiro.

A promotoria disse que acataria a decisao dos lordes e que cabia aos tribunais indicar a proporçao dos custos.

O advogado de Pinochet, Michael Caplan, nao fez comentários. Na semana passada, o governo chileno invocou ante as autoridades britânicas razoes humanitárias para a libertaçao do ex-ditador chileno, detido em Londres desde 16 de outubro, mas o chanceler Robin Cook salientou que essa medida só seria considerada ao final do processo de extradiçao de Pinochet para a Espanha, onde o juiz Baltazar Garzón quer julgá-lo por violaçoes dos direitos humanos cometidas durante seu regime.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;