Internacional Titulo
Pentágono apóia Fujimore em desativar serviço secreto
Do Diário do Grande ABC
26/09/2000 | 19:36
Compartilhar notícia


O presidente peruano, Alberto Fujimori, recebeu nesta terça-feira o novo chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, general Peter Pace, que lhe transmitiu o apoio do Pentágono à decisao de desativar os serviços secretos, convocar novas eleiçoes e nao se candidatar.

Em comunicado, a embaixada americana assinalou que o general Pace demonstrou o apoio do Departamento de Defesa dos Estados Unidos à decisao de 16 de setembro do presidente Fujimori e o contínuo apoio americano aos esforços pela democracia peruana.

Em 16 de setembro, Fujimori, em surpreendente discurso ao país, anunciou a convocaçao de eleiçoes gerais para o prazo mais breve possível, a dissoluçao do Serviço de Inteligência Nacional (SIN) e prometeu que vai se abster da disputa eleitoral.

A embaixada divulgou que Pace está fazendo uma viagem de familiarizaçao pela regiao. Antes de chegar a Lima ele esteve em Bogotá.

Além de reunir-se com Fujimori, o militar esteve com o ministro de Defesa peruano, general Carlos Bergamino, e com o chefe do Comando Conjunto das Forças Armadasy, general José Villanueva. O embaixador dos Estados Unidos, John Hamilton, acompanhou todas as reunioes do chefe militar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;