Internacional Titulo
Militantes islâmicos matam 24 e ferem 35 na Caxemira
Das Agências
13/07/2002 | 17:56
Compartilhar notícia


Militantes islâmicos mataram 24 civis e feriram 35 pessoas em um ataque realizado neste sábado em um templo nos arredores de Jammu, capital de inverno da Caxemira indiana.

O vice-inspetor-geral da polícia de Jammu, Dilbagh Singh, disse que três militantes entraram em um templo da área residencial de Qasim Nagar disfarçados de sadhus (homens sagrados hindus) e abriram fogo.

Segundo um responsável da administração local, Rohit Kansal, o número de vítimas ainda pode aumentar. Ele acrescentou que as vítimas eram, em sua maioria, mulheres e crianças.

O ataque provocou pânico entre os moradores e muitos fugiram com suas famílias.

A polícia pediu aos vizinhos que apagassem as luzes para evitar mais vítimas.

O ataque é o mais grave na Caxemira desde 14 de maio passado, quando três militantes atacaram um ônibus e um quartel do exército em Jammu, matando 32 soldados indianos e também seus familiares, antes de serem assassinados.

Este ataque pode provocar uma guerra entre Índia e Paquistão, porque Nova Délhi acusou Islamabad de apoiar os militantes.

Nova Délhi acusa Islamabad de fornecer armas à guerrilha separatista muçulmana que luta desde 1989 contra a dominação indiana em uma parte da Caxemira, e de permitir a entrada de militantes do território paquistanês na parte indiana da região.

A soberania da Caxemira, região do Himalaia de maioria muçulmana, é governada pela Índia e o Paquistão desde a divisão do subcontinente indiano em 1947.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;