Esportes Titulo
Sonhos dão o tom da Copa MMA
Thiago Bassan
Especial para o Diário
09/05/2010 | 07:32
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O futuro do MMA reuniu-se ontem no Ginásio do Parque Celso Daniel, em Santo André, onde foi realizada a Copa MMA Estreantes, competição que reuniu 38 lutadores de várias partes do País. O torneio, que teve apoio do Diário, foi disputado em seis categorias, definidas de acordo com o peso dos atletas.

Entre os finalistas, figurava Jackson da Silva Soares, lutador de Guarulhos, que até quinta-feira não sabia que iria participar. "Decidi tudo na última hora. Foi anteontem, que escolhi vir para cá, por causa do meu técnico. Eu treino muito desde 2007, por isso acho que mereço essa classificação", disse o atleta, que ficou em segundo lugar na modalidade até 70 kg.

Apesar dos fortes e violentos golpes, como requer a luta, o esporte é visto com bons olhos pelos mais jovens. Danilo Anacleto, de apenas 10 anos, brincava ao lado de lutadores profissionais, esperando o dia em que poderá subir ao ringue.

"Quero um dia conseguir várias medalhas no MMA. Meu sonho é ser como meu pai, que é ex-atleta", contou o garoto, campeão paulista e brasileiro de kickboxing em 2009. Além de ter vencido um torneio realizado em Bauru, este ano.

Mesmo com a imensa vontade em se tornar um lutador profissional, Danilo sabe separar bem a luta nos ringues de eventuais brigas com os colegas da sua idade.

"Nós temos de ter consciência. O esporte é uma responsabilidade enorme. Não posso deixar isso me influenciar e sair brigando por aí, a violência cresce a cada dia", alertou o garoto.
O MMA (antigo vale-tudo) é um dos esportes que mais cresce no planeta e conta com vários brasileiros entre seus praticantes. A modalidade serve também para que alguns atletas alimentem o sonho de ocupar um espaço cada vez maior no cenário. É o caso de Davison dos Santos, vencedor na categoria até 84 kg. "Para que eu possa continuar nessa carreira, e me dedicar exclusivamente ao esporte, eu preciso muito de um patrocínio. Com esse respaldo por trás, posso chegar mais longe", disse o campeão.

Os vencedores da Copa MMA dividiram prêmio de cerca de R$ 6.000, além de suplementos alimentares, entre outros brindes.

"Tenho certeza absoluta de que desta disputa sairão vários atletas que poderão ser excelentes profissionais de MMA, confio neles", afirmou Douglas Falasarella, organizador e promotor do evento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;