Internacional Titulo
ONU apóia a troca de 'terra por paz' na Cisjordânia
Do Diário do Grande ABC
22/06/2000 | 18:19
Compartilhar notícia


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, prometeu nesta quinta que se esforçará para implementar as resoluçoes da organizaçao e obter a retirada israelense dos territórios que ocupou na guerra de 1967. Annan se encotnrou com o líder palestino Yasser Arafat na cidade cisjordana de Ramalá. Os palestinos esperam estabelecer um Estado nas áreas que Israel capturou em 1967 - Cisjordânia, Faixa de Gaza e leste de Jerusalém.

O compromisso de Annan surge em uma fase crucial nas negociaçoes entre israelenses e palestinos em relaçao à formaçao de um estado palestino. Israel está disposto a fazer amplas concessoes territoriais, mas nao irá se retirar para as fronteiras vigentes em 1967.   As duas partes aceitaram as resoluçoes 242 e 338 do Conselho de Segurança da ONU, que incluem a retirada israelense dos territórios ocupados, como condiçao para que se realizem conversaçoes da paz. Entretanto, Israel sustenta que as resoluçoes nao estipulam que deva retirar-se de todas as áreas disputadas.

Os funcionários palestinos disseram que a retirada em 24 de maio das tropas israelenses do sul de Líbano estabeleceu um precedente importante para as negociaçoes entre israelenses e palestinos.

Annan se referiu também à retirada quando falou sobre o futuro da Cisjordânia e Gaza. ``Se bem que o acontecimento no Líbano é de grande importância, nao devemos dormir nos lauréis', disse Annan em uma conferência de imprensa com Arafat.

Esta manha, Annan voltou a reunir-se com Ehud Barak para analisar as queixas do Líbano de que a retirada israelense é incompleta e que Israel ainda ficou em terrenos libaneses. Annan assegurou que a retirada foi completa e de acordo com a resoluçao 425 da ONU.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;