Política Titulo
Diadema debate criação de secretaria
Evelize Pacheco
Do Diário do Grande ABC
12/01/2005 | 12:00
Compartilhar notícia


O secretário de Governo de Diadema, Osvaldo Misso, esteve na terça-feira com os vereadores na Câmara para explicar a criação da Secretaria de Meio Ambiente proposta pelo prefeito reeleito, José de Filippi Júnior (PT). A reunião foi pedida pelos próprios parlamentares que, apesar de aprovarem o projeto em primeira discussão, queriam esclarecer como seria formada a estrutura administrativa da nova pasta. Cumprida esta etapa, a matéria voltará ao plenário para votação final na segunda-feira.

Pela proposta de Filippi, a Secretaria de Meio Ambiente agrupará a Diretoria de Gestão Ambiental, submetida à Saned (Companhia de Saneamento de Diadema), além das divisões de parques e jardins, vinculadas à Secretaria de Obras e que seriam extintas na origem. Alguns vereadores questionaram como seria constituída essa nova estrutura, que não estava especificada no projeto. Como a petista Irene dos Santos, que irá apresentar emenda modificativa para preencher algumas lacunas na proposta feita pelo prefeito. “No artigo 12, que trata da extinção da Diretoria de Gestão Ambiental, não há especificação sobre o destino das divisões ligadas a esse departamento”, explica.

Outro ponto questionado pela vereadora é o destino da gerência de resíduos, também vinculada à Saned. Apesar de cuidar da reciclagem de lixo, a divisão não está na estrutura da nova secretaria e, por enquanto, continuará nessa situação, segundo Irene. “O Osvaldo (Misso) garantiu que fará uma nova discussão sobre o assunto.”

Ainda neste semestre, o prefeito deverá encaminhar à Câmara projeto para revisar toda a estrutura administrativa – definindo políticas específicas para cada pasta. Desde 2003, Filippi promoveu modificações pontuais no organograma da Prefeitura com a criação e extinção de algumas Pastas, ação que foi intensificada depois da eleição de outubro. Detalhes importantes como a definição de servidores, salários e provimentos do orçamento desta estrutura em constante mutação deverão ser melhor definidos com essa revisão.

Reajuste – Antes da reunião com Misso, os vereadores aprovaram o pacote de reajustes salariais para o Executivo e Legislativo. Com 14 votos favoráveis, tanto o prefeito e o primeiro escalão quanto os assessores e funcionários da Câmara terão 10% de aumento nos salários ainda neste mês. Filippi foi procurado novamente pelo Diário para comentar o assunto, mas não quis se pronunciar. Segundo a assessoria de imprensa do prefeito, ele tem direito ao reajuste como qualquer funcionário público.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;