Esportes Titulo
País do penta vive o superdomingo de decisões estaduais
Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
17/04/2004 | 20:16
Compartilhar notícia


A maioria dos campeonatos regionais terá sua definição neste domingo. Apesar de o foco das atenções estar nas partidas decisivas, muitos clubes já se preocupam com o Campeonato Brasileiro que começa na quarta-feira. Somente em dois Estados do país pode-se dizer que a decisão é surpreendente, em virtude de seus finalistas: em São Paulo, que não conta com nenhum chamado grande – reúne São Caetano e Paulista, de Jundiaí –, e em Goiás, que terá Vila Nova x Crac. A zebra foi a eliminação do Goiás. No restante do Brasil, nada de novo. Haverá aquelas finais previsíveis, com Ba-Vi em Salvador, Cruzeiro x Atlético em Belo Horizonte, Atle-Tiba em Curitiba.

No Rio, Flamengo e Vasco fazem um clássico cheio de polêmicas e que deverá chamar grande atenção. Os dirigentes esperam mais de 70 mil pessoas no Maracanã e a maioria será de flamenguistas. O time da Gávea, que ganhou no domingo passado por 2 a 1, leva a vantagem do empate. Geninho, técnico do Vasco, pediu a seus jogadores que “chutem” o tornozelo do rival Felipe, irritando o adversário. Em campo, o clima promete ser tenso.

Por conta das ameaças vascaínas, o departamento jurídico do rubro-negro entrou, na sexta-feira, com uma notificação criminal contra o zagueiro Henrique e o técnico Geninho, em virtude dessas intimidações. Henrique afirmou a uma rádio, no domingo, que os jogadores do Vasco “deveriam jogar Felipe para fora de campo”.

O advogado do Flamengo, Michel Assef, decidiu também entrar com queixa disciplinar no Tribunal de Justiça Desportiva contra Henrique e Geninho, que poderiam ser enquadrados no artigo 258 do Código Brasileiro Disciplinar, que pune a apologia à violência com até dez jogos de suspensão.

O técnico Abel Braga procurou reduzir os elogios feitos a Felipe que compararam o atacante a Garrincha. “Eu já disse várias vezes que o Felipe é um craque, é o melhor jogador em atividade do Brasil. Porém, seria uma injustiça com os outros jogadores, e até uma mentira escabrosa, se eu dissesse que só estamos na final por causa dele.”

Cruzeiro – Em Minas Gerais, o Cruzeiro tem tudo para começar 2004 do mesmo modo como iniciou 2003, ano mais vitorioso de sua história: com o título de campeão. No primeiro confronto com o Atlético, há uma semana, o time do técnico PC Gusmão, que substituiu Vanderlei Luxemburgo, venceu por 3 a 1 e neste domingo pode perder por até um gol de diferença. O atleticano Paulo Bonamigo, no entanto, acha possível reverter a vantagem do rival.

Em Curitiba, o Coritiba tenta amenizar a dor da eliminação na Taça Libertadores da América com o título paranaense. A equipe necessita do empate diante do Atlético.

Na Bahia, o Vitória, de Vampeta, Edílson e companhia, joga pelo empate contra o rival Bahia. No primeiro confronto, as duas equipes ficaram no 1 a 1. O campeão, contudo, não poderá comemorar muito. A decisão pode ir para o tapetão. Os tribunais também podem decidir o vencedor do Campeonato Pernambucano, que terá Santa Cruz x Náutico. O Santa Cruz pode perder por até um gol.

Em Goiânia, o ex-atacante Evair, ídolo dos palmeirenses, luta para conquistar seu primeiro título como treinador, dirigindo o Vila Nova, que enfrenta o surpreendente Crac, algoz do Goiás. Na primeira partida, o time de Evair venceu por 2 a 1.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;