Internacional Titulo
França espera influência russa na questao da Iugoslávia
Do Diário do Grande ABC
28/03/1999 | 17:19
Compartilhar notícia


A França deposita suas esperanças de paz na Rússia, na pressao que o país possa exercer sobre a Sérvia e sobre o presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, comentaram domingo meios diplomáticos depois de um telefonema, sábado, entre o presidente francês Jacques Chirac e o primeiro-ministro russo Evgueni Primakov.

Durante a conversa, Primakov prometeu a Chirac que a Rússia ``faria todo o possível em favor da paz'. Para Paris, a ``porta estreita da paz só tem uma chave', que ``está em maos dos russos'. Só eles, segundo os diplomatas, podem obter de Milosevic ``um gesto claro' que permita o fim dos ataques e a retomada das negociaçoes. ``Esse é um dos objetivos da diplomacia francesa', afirma-se no palácio de governo.

A França está convencida de que a Rússia, país que enfrenta severos problemas financeiros, quer aparecer como uma naçao que conservou seu poder de influência no curso da história.

Desde o início dos ataques, a Francia vem instindo com Milosevic para que se sente ``à mesa de negociaçoes' para ``concluir um acordo de paz com os kosovares'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;