Política Titulo
Covas mantém pelo menos 3 secretários
José Afonso Primo
Colunista do Diário
14/01/1999 | 16:07
Compartilhar notícia


  O governador Mário Covas anunciou nesta quinta os nomes dos três primeiros secretários de Estado que continuarao nos cargos no segundo período de governo: Yoshiaki Nakano (Fazenda), Michael Zeitlin (Transportes) e Joao Carlos Meirelles (Agricultura e Abastecimento).

A confirmaçao dos três nomes nao chegou a causar surpresa, embora Nakano tenha sido cogitado para integrar a equipe econômica do presidente Fernando Henrique Cardoso. O que surpreendeu muita gente foi o nome do secretário de Governo e Gestao Estratégica, Antônio Angarita, nao ter aparecido neste primeiro grupo anunciado.

Discreto e, segundo os que o conhecem, eficiente formulador de programas, Yioshiaki Nakano está no governo de Mário Covas desde o início. Foi um dos principais responsáveis pelo trabalho pesado que resultou no enxugamento da máquina do Estado e no acerto da arrecadaçao fiscal.

Nascido em 1944, ele começou a trabalhar no setor público em 1987, no governo José Sarney, com o entao ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira. Na época, ele ocupou o cargo de secretário especial de Assuntos Econômicos.

Engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP (Universidade de Sao Paulo), Michael Zeitlin foi para a Secretaria dos Transportes em junho de 1997 no lugar de Plínio Assmann. Até essa data, o programa de concessao de rodovias nao tinha saído do papel em funçao de pendências judiciais.

Atualmente, de 12 lotes prioritários de concessao de estradas que estavam em processo de licitaçao, nove contratos já foram assinados e estao sendo operados pela iniciativa privada. Os mais importantes sao da Anhangüera-Bandeirantes, Castello Branco Raposo Tavares e da Ecovias (Anchieta/Imigrantes). Além disso, houve a privatizaçao da Fepasa.

Nesta sexta, às 10 horas, Zeitlin se reúne com o governador Mário Covas e depois dá entrevista coletiva à imprensa.

O grande trabalho de Joao Carlos Meirelles na Secretaria de Agricultura e Abastecimento se deu no combate à febre aftosa. De acordo com sua assessoria, a última etapa da vacinaçao cobriu 98% do rebanho de 13 milhoes de cabeças de gado bovino no Estado. Com isso, e mais o reforço a ser dado em fevereiro, Sao Paulo se habilitará para exportar carne para os mercados mais exigentes do mundo.

Há 35 meses nao há registro de foco de febre aftosa no Estado. Essa atuaçao e o trabalho com o programa de distribuiçao do leite, reformulado pelo seu antecessor, Francisco Graziano, foram os motivos principais que levaram o governador Mário Covas a conservar o titular da pasta no cargo.

Joao Carlos Meirelles tem 62 anos, é engenheiro formado pela Escola Politécnica, foi presidente da Associaçao dos Empresários da Amazônia e do Conselho Nacional de Pecuária de Corte. Na política, foi vereador em Sao Paulo entre 1964 e 1971, chegando a ser presidente da Câmara Municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;