Setecidades Titulo
Guardas municipais assumem bases em Sto.André
Mário César de Mauro
Do DIário do Grande ABC
22/11/2002 | 20:24
Compartilhar notícia


Guardas municipais de Santo André assumiram, a partir das 14h desta sexta, as bases comunitárias de segurança da praça do Carmo e do viaduto 18 do Forte, na região central de Santo André. Os guardas vão substituir os policiais militares que trabalhavam nos locais. Segundo o comando do 10º Batalhão e a Secretaria de Combate à Violência Urbana de Santo André, a medida vai intensificar o policiamento ostensivo de guardas em todo o miolo comercial da região central nessa época de festas. Enquanto os guardas farão a vigilância a pé, os policiais rodaram pelo Centro com viaturas. Após o fim do ano, os policiais não voltam para a base e os guardas permanecem.   

Os homens da Guarda Municipal são os mesmos que atuam em bairros no projeto Bairro Seguro. Com isso, a Prefeitura vai retirar os guardas municipais de bairros próximos ao Centro, que o programa atende. “Vamos ter um efetivo maior no Centro agora na época de festas. Depois, o número de guardas vai diminuir um pouco, porém continuaremos atuando no Centro. O reforço no Centro irá retrair o Bairro Seguro. No entanto, não será extinto, iremos mudar a operacionalização do programa no próximo ano”, afirmou o secretário de Combate à Violência Urbana da Cidade, Edson de Jesus Sardano, sem dar detalhes do que deve mudar.   

Segundo Sardano, a tomada do miolo central de Santo André pela guarda pode ser encarada como um divisor de águas na política de segurança desenvolvida na cidade. “Agora teremos as ações voltadas para o aspecto geográfico. Haverá um inspetor chefe para cuidar e responder pela área e uma estrutura maior para integrar a Guarda com a PM. Os guardas darão apoio ao trabalho policial”, afirmou.   

O novo planejamento, segundo o secretário, irá inibir os crimes característicos do Centro, de menor poder ofensivo, principalmente furtos e pequenos roubos. “Fizemos um planejamento com o comando da Polícia Militar da região e decidimos pela troca. Teremos uma guarda mais incisiva em todo o miolo central, onde estão concentrados os comércios. Será um aprimoramento do que já temos no calçadão da Coronel Oliveira Lima. Guardas a pé e viaturas nos entornos no combate dos crimes de baixo impacto”, disse o secretário.   

O subcomandante do 10º Batalhão, o major José Emilio de Lucena, afirmou que terá mais 16 policiais militares nas ruas com a ocupação das bases pela Guarda Municipal. “Esses policiais devem continuar atuando no Centro”  

Desocupação – Na manhã desta sexta, policiais militares que cuidam da manutenção de batalhões, trabalharam na desocupação das duas bases do Centro. Arrancaram os adesivos e apagaram as inscrições da PM da fachada, além de terem desmontado os aparatos de comunicação. Comerciantes do Centro de Santo André se mostraram preocupados com a saída dos militares das bases. “A presença da PM diminuiu os crimes do Centro, que antes deles eram freqüentes. Agora não sabemos como ficará com a presença da Guarda, já que não é polícia”, disse o taxista Romualdo Mariano, 47 anos. Para o comerciante José Clemente, a saída dos policiais é uma derrota para a população.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;