Nacional Titulo
Ministério vai incentivar prescriçao de similares
Do Diário do Grande ABC
16/02/2000 | 16:45
Compartilhar notícia


A Promotoria de Defesa da Saúde (Prosus), do Ministério Público do Distrito Federal, divulgou nesta quarta-feira uma lista com 300 nomes dos similares mais usados no país e seus respectivos preços. A lista será enviada a todos os médicos do país. "A idéia da lista é mudar a conduta dos médicos na prescriçao dos remédios", explica a promotora Kátia Christina Lemos.

A proposta da Prosus é fazer com que o médico, ao receitar um remédio de marca, também indique na sua prescriçao as opçoes de similares que o consumidor terá ao abastecer sua receita na farmácia. Com isso, acredita a promotoria, os consumidores de todo o país poderao economizar até 50% no preço dos medicamentos ao comprar remédios similares no lugar dos de marca, fabricados geralmente por laboratórios de renome.

Outra funçao da lista é evitar a venda remédios na base da "empurroterapia", método em que os balconistas tentam empurrar para os consumidores medicamentos adquiridos em condiçoes comerciais mais favoráveis.

Médicos - A relaçao será enviada, inicialmente, apenas aos médicos em atividade no Distrito Federal. "Mas a idéia difundi-la em todo o país por meio dos conselhos de farmácia e de medicina", lembra a promotora. Segundo ela, a relaçao com os 300 similares foi preparada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-DF), Conselho Regional de Farmácia (CRF-DF), Conselho Regional de Odontologia (CRO-DF), Vigilância Sanitária do DF e o Ministério Público.

Para incluir os remédios na lista levou-se em consideraçao a qualidade, a certificaçao de prática de boas maneiras de fabricaçao, laudos técnicos de qualidade expedido pelo fabricante e, principalmente, os preços dos similares que estao no mercado. A fiscalizaçao dos similares colocados no mercado ficará por conta do Ministério Público. Segundo o presidente do CRF-DF, Antônio Barbosa da Silva, a divulgaçao da lista, além de mudar a conduta médica, também ajudará o consumidor adquirir remédios similares a preços bem menores que os de marca. "O doente terá mais opçoes ao comprar os remédios constantes da prescriçao", explica Barbosa. Ele antecipou que o Conselho Regional de Farmácia (CRF) do DF irá distribuir a lista em todos os Estados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;