Depois de quatro anos de esforços e dezenas de viagens à ilha, Thierry Nicolas anunciou para dezembro de 2001 a abertura de sua linha `Cuba and Caribe Express'.
"Esse será nao somente o único trem de luxo no Caribe, mas sem dúvidas o mais confortável das Américas. Também será certamente o hotel mais belo de Cuba", disse ele em entrevista.
O trem é parte da paisagem cubana há muito tempo: em 1837, antes de surgir na Espanha, a metrópole colonial recebeu a malha ferroviária do 'caminho de ferro'. Várias geraçoes depois estes trens continuam na ilha transportando cana-de-açúcar dos campos aos mercados centrais, assim como passageiros, em condiçoes rústicas e pouco confortáveis.
O empresário disse que pesou na decisao dele o fato de "Cuba ser o único país do Caribe que possui uma verdadeira rede ferroviária". Por isto, ele viu a oportunidade de criar uma linha luxuosa que atravessará a ilha de lado a lado, de Havana a Santiago de Cuba, distantes 944 km.
O projeto foi concretizado em maio, após a assinatura de um acordo com a empresa belga 'Chemis de Fer Belge' (SNCB) para a constituiçao de uma sociedade mista encarregada de administrar o futuro do `Cuba and Caribe Express'.
O investimento total será de US$ 28 milhoes e inclui a transformaçao de 21 vagoes tradicionais em camarotes, restaurantes, saloes e bares de grande luxo, assim como a reabilitaçao das locomotivas movidas a diesel.
Com 136 passageiros por trem e 48 viagens programadas por ano, o trem de luxo, afirma Nicolas, "é um projeto feito com todo amor, mas também um projeto econômico rentável para o qual fizemos muitos e bons estudos de mercado".
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.