Internacional Titulo
Extrema direita e antiliberais aderem a conservadorismo da Polônia
Da AFP
05/05/2006 | 17:35
Compartilhar notícia


A Liga de Famílias Polonesas (LPR, extrema direita) e o partido Samoobrona (populista antiliberal) ingressaram oficialmente nesta sexta-feira no governo conservador do primeiro-ministro Kazimierz Marcinkiewicz, que desta forma contará com a maioria no Parlamento da Polônia.

Em cerimônia transmitida pela televisão, o presidente polonês Lech Kaczynski nomeou como vice-primeiros-ministros o líder do Samoobrona (que significa Autodefesa), Andrzej Lepper, e o do LPR, Roman Giertych. Lepper e Giertych serão também os responsáveis pelas pastas de Agricultura e Educação, respectivamente.

O partido populista antiliberal obteve também os ministérios do Trabalho e da Habitação, enquanto que o movimento de extrema direita passou a ocupar o chamado Ministério do Mar, criado recentemente.

A aliança com o LPR, uma formação anti-européia, nacionalista e católica, assegurou ao governo de coalizão do PiS (Partido Direito e Justiça) uma maioria parlamentar teórica de 245 deputados.

"Temos um governo que dispõe da maioria. A situação política, que dificultava as mudanças em nosso país, mudou", declarou o chefe de Estado durante a nomeação dos novos cargos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;