Internacional Titulo
Atentado atribuído ao ETA deixa 8 feridos na Espanha
Do Diário OnLine
Com AFP
22/07/2003 | 11:23
Compartilhar notícia


Pelo menos oito pessoas ficaram feridas em dois atentados ocorridos nesta terça-feira nas cidades balneárias de Alicante e Benidorm, na costa da Comunidade Valenciana (leste da Espanha). Um telefonema do grupo separatista basco ETA ao jornal Gara permitiu que a Ertzaintza (polícia autônoma basca) fosse avisada a tempo de esvaziar os hotéis, que estavam cheios graças à temporada de verão européia.

A primeira bomba explodiu logo após as 12h locais (7h em Brasília), no hotel Residência Bahía de Alicante, no centro de Alicante. Quatro pessoas ficaram feridas, atingidas por estilhaços. O ministro espanhol do Interior, Angel Acebes, informou que uma pessoa foi hospitalizada. A vítima não corre perigo de morte.

O hotel Residência Bahía de Alicante fica a 200 metros da sede local do Partido Popular (PP), que governa o país.

Quinze minutos mais tarde, outra bomba explodiu, desta vez no hotel Nadal, localizado no balneário de Benidorm (ao norte de Alicante). Quatro policiais que isolavam o local ficaram feridos. Segundo Acebes, um dos soldados tem ferimentos graves na perna.

No telefonema ao jornal Gara, o representante do ETA disse que as bombas explodiriam às 7h30 local (12h30 em Brasília). Acebes confirmou que as explosões aconteceram "de 20 a 25 minutos antes do momento anunciado pela organização terrorista". O ministro observou ainda que os agressores usaram duas bombas "armadilhas" para "multiplicar o risco e os efeitos dos atentados".

Reação - "Todos os terroristas acabam na prisão e tenho a certeza de que estes também", afirmou o presidente do governo espanhol, José María Aznar, ao lado do primeiro-ministro da Irlanda, Bertie Ahern.

A classe política espanhola condenou o ataque. O opositor Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) afirmou que "o ETA nunca conseguirá nada" atentando contra interesses turísticos espanhóis.

"Mais uma vez querem praticar o terror contra um dos setores produtivos mais importantes da economia espanhola. Não é a primeira vez e por este caminho nunca conseguirão nada", afirmou o secretário de Política Internacional socialista, Manuel Marín.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;