Internacional Titulo
Japão nega paz à Rússia se não reaver ilhas perdidas na II Guerra
Da AFP
14/01/2005 | 17:03
Compartilhar notícia


O ministro de Relações Exteriores do governo de Tóquio, Nobutaka Machimura, afirmou nesta sexta-feira que o Japão não vai assinar um acordo de paz com a Rússia, com o objetivo formal de pôr fim às hostilidades da Segunda Guerra Mundial, até que as quatro ilhas disputadas pelos dois países retornem aos japoneses.

"Temos de resolver este problema para chegar a um acordo de paz e o encontro de hoje foi baseado nessa posição", disse Machimura após se encontrar com o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov.

Machimura enfatizou ainda que se a questão pudesse ser resolvida pela devolução de apenas duas ilhas, toda a discussão já teria sido encerrada em 1956 quando a URSS assinou uma ‘Declaração’ para o Japão. Tal ‘Acordo’ falava sobre as Ilhas Kuriles, conhecidas pelos japoneses como Territórios do Norte, que foram invadidas pelas tropas soviéticas nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;