Economia Titulo
CSN autoriza venda de suas açoes da Vale do Rio Doce
Do Diário do Grande ABC
30/05/2000 | 16:20
Compartilhar notícia


A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) do Brasil autorizou a venda de sua participaçao na Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e na elétrica Light, o que foi interpretado por vários analistas como um necessário ajuste no complicado sistema de propriedade da siderurgia brasileira.

Em um comunicado à imprensa, a CSN, uma das principais indústrias de aço da América Latina, anunciou que 'com o objetivo de concentrar-se em seu principal negócio, a produçao de aço, e no entendimento que a empresa necessita para potencializar sua capacidade de crescimento', decidiu 'desfazer-se de participaçoes que nao acrescentam valor estratégico'.

'É uma decisao benéfica para a CSN e para o setor siderúrgico brasileiro, que tem um claro problema de cruzamento de participaçao de suas empresas, o que acarreta situaçoes em que as partes conhecem as táticas e planos para o futuro de suas concorrentes', declarou o analista da Santander Investment, Marcelo Alguilar.

A CSN Steel, da CSN, possui 32% da Valepar, que detém 27% da Vale do Rio Doce, a maior produtora de minério de ferro do mundo, segundo o analista, estimando o valor de mercado desse percentual em torno de US$ 700 milhoes.

A CSN possui 7% da Light, que pode custar US$ 100 milhoes, segundo estimativas, e a principal interessada em comprar a participaçao pode ser Electricidad de França, que já possui 31,7% da companhia, informou à imprensa a presidente da CSN, Maria Sílvia Bastos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;