Economia Titulo
Copom prevê mais aumento da gasolina e energia
Do Diário OnLine
27/03/2003 | 12:11
Compartilhar notícia


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) revisou sua estimativa de reajuste do preço da gasolina neste ano de 8% para 12,4%. As tarifas de energia elétrica residencial devem subir 27,5% até o final de 2003, contra a previsão anterior de 27,1%. Com a previsão, o BC já estuda elevar a meta de inflação acertada com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para 2003 de 8,5% para 9,5%.

Segundo a ata da última reunião do Copom, a decisão de manter a taxa Selic em 26,5% ao ano, com viés de alta (mecanismo pelo qual a taxa pode ser elevada antes da próxima reunião, marcada para os dias 22 e 23 de abril), se deve aos “riscos consideráveis” para a concretização de trajetórias de inflação mais favoráveis, incluindo os riscos associados às incertezas externas com o início da guerra no Iraque.

Para os membros do Comitê, "há dúvidas sobre a velocidade de queda da inflação e a extensão da inércia inflacionária". A ata informa ainda que, na opinião deles, "quedas mais lentas da inflação podem até interromper o processo de convergência da inflação às suas metas, à medida que reajustes futuros de preços e salários podem se basear na inflação acumulada, e não na inflação corrente e esperada".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;