Internacional Titulo
Annan pede superação de divergências sobre reforma
Da AFP
12/07/2005 | 16:06
Compartilhar notícia


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, pediu nesta terça-feira aos Estados membros da organização que superem suas divergências em torno da proposta de ampliação do Conselho de Segurança, enquanto a Assembléia Geral se prepara para retomar o debate sobre o tema.

Ao retornar de viagens à Líbia, à Grã-Bretanha e ao Sudão, Annan ressaltou a importância de reestruturar a organização criada há 60 anos para que responda melhor aos desafios atuais.

"Espero que os Estados membros se coloquem de acordo e se concentrem na tarefa que temos nas mãos", disse Annan.

Na segunda-feira, a Assembléia Geral da ONU abriu o debate sobre o projeto de resolução apresentado por Brasil, Alemanha, Índia e Japão para ampliar o Conselho de Segurança, mas o texto desperta a oposição de vários países, entre eles Paquistão, Argentina e China.

O projeto do G4 pretende aumentar de 15 para 25 o número de membros do Conselho, com a criação de seis novos membros permanentes sem poder de veto e de quatro membros não-permanentes.

"Estamos muito no começo e acredito que os membros entendam o que está em jogo e se unam para assegurar que tenhamos um acordo razoável", disse o secretário.

Annan pretende realizar uma série de reformas importantes na ONU em áreas como direitos humanos, luta contra o terrorismo, construção da paz e a prevenção de genocídios, que espera que sejam adotadas na cúpula mundial de setembro antes da assembléia geral anual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;