Internacional Titulo
Cérebro de taxistas londrinos é maior, diz estudo
Do Diário do Grande ABC
14/03/2000 | 14:42
Compartilhar notícia


Pesquisadores do University College London descobriram que o hipocampo, uma área do cérebro associada à navegaçao em pássaros e em outros animais, era maior do que o normal em taxistas londrinos.

Os cientistas acreditam que o conhecimento do labirinto de ruas londrino, obrigatório para que os taxistas consigam a licença para exercer a profissao, estimula o sentido de navegaçao.

O estudo foi publicado no respeitado jornal científico americano ``Proceedings of the National Academy of Sciences' e usou imagens de ressonância magnética para pesquisar os cérebros de 16 taxistas e 50 outras pessoas, que formavam o grupo de controle.

A pesquisadora Eleanor Maguire, do departamento de neurologia cognitiva da Universidade, disse que ``o hipocampo dos taxistas mudou a estrutura para acomodar o imenso volume de experiência de navegaçao. Parece haver uma definitiva relaçao entre a habilidade de navegaçao dos taxistas e mudanças no cérebro'.

No grupo de taxistas pesquisado a parte traseira do hipocampo era maior do que o normal, enquanto a frente tinha diminuído de tamanho. A desproporçao parece aumentar com o tempo de profissao do motorista. Maguire diz que ``há o mesmo volume de massa cinzenta no hipocampo dos dois grupos, mas parece ter havido uma redistribuiçao no cérebro dos taxistas. Isso é muito interessante porque mostra modificaçoes estruturais em cérebros saudáveis'.

A descoberta de que o cérebro pode se adaptar fisicamente de acordo com o uso pode ter implicaçoes importantes no tratamento de pessoas com danos cerebrais ou doenças degenerativas como o Mal de Parkinson.

Os 23 mil motoristas de táxi londrinos levam cerca de dois anos para dominar o labirinto de centenárias ruas da cidade, que cobrem uma área de 1.500 km2. Somente um em cada cinco dos 3.500 candidatos anuais consegue a licença para dirigir um táxi na cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;