Internacional Titulo
Israelenses não confiam na Finul, diz comandante da força da ONU
Da AFP
10/11/2006 | 19:54
Compartilhar notícia


O comandante da Força Interina da ONU no Líbano (Finul), o general francês Alain Pellegrini, opina que os israelenses "não confiam" nesta Força Internacional, em entrevista que será publicada na edição deste sábado do jornal francês Le Figaro.

Em referência aos novos vôos de aviões israelenses sobre o quartel-general da Finul, na quinta-feira à noite, o general Pellegrini declara na entrevista que "(eles) não confiam em nós" e querem observar "as atividades em terra e mar" da Força.

Pellegrini ressalta que, em geral, os vôos do sul do Líbano por parte dos caças israelenses "são inaceitáveis". Segundo ele, constituem "uma violação da resolução 1701 da ONU que pôs fim ao conflito" entre a milícia xiita libanesa do Hezbollah e Israel em meados de agosto, e podem ser considerados "um ato hostil".

Sobre o incidente ocorrido em 31 de outubro, quando quatro F-15 israelenses simularam um ataque sobre a base francesa de Deir Kifa, o general Pellegrini avalia que, se o pior foi evitado, "foi porque os militares franceses tiveram grande moderação e sangue frio".

Ao ser interrogado sobre a possibilidade de uma retomada dos confrontos entre o Hezbollah e o Exército israelense, diz estar "vigilante" e ressalta que "os vôos podem dar a desculpa para que Hezbollah reaja" ao que "considera como uma provocação".

O comandante da Finul teme, particularmente, que se dispare sobre Israel "um foguete a partir do norte do rio Litani", fora da zona de competência da Finul, ou dos campos de refugiados palestinos no sul do Líbano.

"Se os palestinos lançarem foguetes para responder ao Estado hebreu, os israelenses não vão querer saber se o foguete é palestino ou do Hezbollah", acrescenta.

Pellegrini revela ainda que uma patrulha da Finul descobriu na quinta-feira à noite "um depósito de foguetes ao leste da zona".

"Nossos homens permaneceram nas proximidades durante a noite, para que não os transladassem e, na sexta pela manhã, o Exército libanês os apreendeu", completa o general, que no início de fevereiro será substituído na função por um italiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;