Internacional Titulo
Chávez propõe a Bachelet ingresso do Chile no Gasoduto do Sul
Da AFP
11/05/2006 | 22:50
Compartilhar notícia


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que tenta assumir um papel de liderança na América do Sul, convidou sua colega do Chile, Michelle Bachelet, a integrar o megaprojeto do Gasoduto do Sul, em um encontro na noite desta quinta-feira, à margem da Cúpula de Viena.

"O Chile, este país irmão, deve, assim acredito e comentei com Michelle, participar do grande gasoduto do Sul para garantir aos chilenos gás, energia limpa e barata, durante os próximos 150 anos", disse Chávez ao final do encontro, realizado no hotel Hilton Plaza de Viena.

"Os países do Sul, que têm grandes reservas de gás e petróleo, e a Venezuela é um deles, querem se colocar às ordens dos povos do Sul em primeiro lugar, antes dos povos do norte, que têm bastante tecnologia, progresso e recursos, muito mais que nós", disse Chávez agora à noite.

Segundo o líder venezuelano, "Bachelet ficou encantada com a idéia".

"Estou certo de que logo teremos reuniões de equipes de energia para explicar ao governo do Chile sobre esta fase preliminar da iniciativa".

O projeto do Gasoduto do Sul é uma iniciativa promovida por Chávez, Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Argentina, Néstor Kirchner, que já teve a adesão do presidente boliviano, Evo Morales.

"Mais do que em crise, falamos de soluções. Queremos que não haja crise energética. O mundo está prestes a enfrentar uma crise energética, os preços do petróleo, do gás, aumentam e também cresce o consumo", afirmou o líder venezuelano.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;