Internacional Titulo
Shimon Peres pode sair candidato ao lugar de Barak
Das Agências
14/12/2000 | 08:52
Compartilhar notícia


O ex-primeiro-ministro trabalhista israelense Shimon Peres examina a possibilidade de apresentar sua candidatura, nas próximas eleiçoes, ao cargo de chefe do Governo, afirmaram nesta quinta-feira vários meios de comunicaçao.

O ex-secretário geral do Partido Trabalhista, Nissim Zvili, e a ex-porta-voz de Peres, Behira Berdugo, declararam às emissoras de rádio estatal e militar que Peres está sendo ``submetido a intensas pressoes' por parte dos deputados e de centenas de israelenses para apresentar-se ``em nome do setor da paz'.

Até agora, o atual primeiro-ministro trabalhista Ehud Barak e seu antecessor de direita, Benjamin Netanyahu, assim como o atual chefe do Likud (principal partido da oposiçao de direita), Ariel Sharon, anunciaram publicamente suas candidaturas.

Barak foi designado no último domingo pelo comitê central do Partido Trabalhista como seu candidato, durante uma reuniao que nao contou com a presença de Peres. Entretanto, Peres tem a possibilidade de apresentar-se se obtiver o apoio de 10 deputados de um mesmo partido.

Segundo a rádio estatal, pessoas ligadas ao ex-primeiro-ministro mantiveram contato com o partido esquerdista Meretz, que conta com 10 legisladores, para averiguar se esse partido estaria disposto a respaldar sua candidatura.

Amanha (sexta-feira), Peres se entrevistará com o chefe do Meretz, Yossi Sarid, acrescentou a emissora. Por enquanto, o ex-primeiro-ministro e Prêmio Nobel da Paz se nega a revelar suas intençoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;