Internacional Titulo
Mulher francesa é ordenada sacerdote
Da AFP
02/07/2005 | 16:13
Compartilhar notícia


Geneviève Beney é a primeira francesa a ser ordenada sacerdote. A celebração foi realizada neste sábado, em uma barcaça num rio de Lyon, e presidida por três mulheres "bispos".

Beney, 55 anos, que é casada com um protestante, não disse uma palavra e deixou que um porta-voz lesse uma declaração em seu nome.

"Nossa transgressão de mulheres ordenadas é legítima, já que é uma questão de dignidade humana. Poder responder por livre vontade ao chamado recebido é um direito inalienável", explicou o documento.

As três bispos, uma alemã, uma austríaca e uma sul-africana, todas já excomungadas - ou seja, impossibilitadas de receber os sacramentos, mas não excluídas da Igreja Católica - responderam durante duas horas à imprensa, vestidas com túnicas brancas e estolas de seda vermelha.

As duas primeiras fazem parte do grupo de sete mulheres ordenadas sacerdotes sobre o Danúbio em junho de 2002 pelo arcebispo argentino Rómulo Braschi, membro da Igreja Católica e apostólica carismática de Cristo Rei, não reconhecida pelo Vaticano, que as excomungou imediatamente.

As bispos explicaram também que todas as ordenações de mulheres acontecem em um barco para recordar a embarcação na qual Jesus chamou seus dois primeiros apóstolos e para simbolizar a fragilidade de sua posição dentro da Igreja.

O arcebispo de Lyon, Philippe Barbarin, que não quis emitir declarações após a ordenação, pediu na quarta-feira que Beney desistisse desse "grave ato de ruptura".

No total, uma dezena de mulheres já foram ordenadas sacerdotes e cerca de 65 estão em formação. A próxima ordenação feminina está prevista para 25 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;