Cultura & Lazer Titulo
Artistas do pop e rock internacionais ganham enciclopédia
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
02/12/2001 | 18:45
Compartilhar notícia


Conhecer tudo sobre todos os artistas do pop e do rock internacionais é tarefa quase impossível. Mas os interessados em obter informações essenciais desses cantores e bandas agora podem recorrer ao guia Os Ídolos do Pop/Rock (Event Editora, 318 págs., R$ 17,90), do crítico musical Fabian Décio Chacur. A obra reúne, como anuncia na capa, “300 nomes que fizeram a história da música, com biografia e discografia completas”. Estão lá Beatles, Rolling Stones, The Doors, Led Zeppelin, Nirvana, U2, Elton John, The Carpenters e Madonna, entre tantos.

“Hoje, os lançamentos de ponta saem quase simultaneamente no Brasil e no exterior. Mas apesar de as pessoas comprarem muitos discos, há pouca literatura sobre o tema em português”, diz o autor, justificando a escolha pelo gênero.

Cada verbete é dividido em quatro partes. Na primeira, Chacur coloca o nome de cada integrante da banda, com respectiva função e data de nascimento e morte (se for o caso). Em seguida, fornece informações essenciais sobre a carreira do grupo ou artista. Michael Jackson, por exemplo, vendeu 40 milhões de cópias com Thriller em 1982; já com as esquisitices dos anos 90 e acusações de envolvimento sexual com crianças, viu sua carreira declinar.

Na seqüência, vem CDs Recomendados, com os discos mais importantes ou representativos de cada artista, acompanhados de comentários do autor, que há 14 anos atua como crítico musical.

O item seguinte é Dicas, onde se concentram informações menos conhecidas, como: discos por alguma razão não recomendáveis, trabalhos obscuros que merecem atenção especial e álbuns-solo dos respectivos integrantes de uma banda, entre outros detalhes.

Por último, vem a Discografia, a parte que mais trabalho deu para o autor. “Tentei colocar todos os discos possíveis mas é complicado, porque algumas vezes o artista lança o álbum por uma gravadora e relança por outra. Pode haver falhas, mas relacionei o máximo possível. Só do Elvis Presley, por exemplo, são mais de 170 discos!”.

Chacur também ressalta que Os ídolos do Pop/Rock é uma obra com olhar brasileiro. “Sempre que possível, cito quando o artista se apresentou no país e qual música fez mais sucesso por aqui, por exemplo”, afirma.

Os verbetes são bem sintéticos, próprios para quem deseja se iniciar no universo do pop/rock. Mas trazem informações interessantes e até curiosas, como no caso da cantora Sade. Originalmente, Sade é a banda, batizada a partir do nome da cantora nigeriana. “Antes de fazer o livro, eu tinha 700 possíveis nomes. Claro que muita coisa que eu mesmo gosto ficou de fora, mas procurei colocar nomes representativos de cada estilo”, afirma o autor.

Chacur comenta que o Pet Shop Boys, por exemplo, não entrou. Na linha do pop eletrônico, ficou o Depeche Mode. Ele também teve de excluir Uriah Heep, que adora, para dar lugar a bandas como New Kids on The Block. “Era preciso situar as boys bands”, diz.

Chacur ainda vai mais longe: “O mesmo homem que criou o New Kids on The Block havia formado New Edition nos anos 80. O New Kids seria, na verdade, uma versão do New Edition formada por garotos brancos”, diz.

O trabalho do autor não deve parar por aí. No próximo ano, ele pretende continuar o projeto, lançando guias semelhantes sobre pop rock nacional, música popular brasileira ou música negra. O tema mais provável é o primeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;