Fechar
Publicidade

Sábado, 27 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Comissões de fábrica sofrem com a desunião



24/07/2006 | 08:07


Criadas para servir de instrumento dos trabalhadores na defesa do emprego e na organização no trabalho, as comissões de fábrica completaram, na sexta-feira, 25 anos. A data coincide com o momento em que o plano de reestruturação anunciado pela Volkswagen provocou um grande racha entre os metalúrgicos da montadora em São Bernardo e Taubaté (SP), todos filiados à CUT.

Unidos desde o início de maio, quando a VW revelou que cortaria de 4 a 6 mil trabalhadores no país, os sindicatos romperam na semana passada, depois que funcionários de Taubaté aceitaram acordo com corte de pessoal e de benefícios, em troca de investimentos. A decisão desagradou os metalúrgicos do ABC, que querem condições melhores. “A negociação em Taubaté quebrou a união entre os trabalhadores”, diz o presidente do sindicato, José Lopez Feijóo, ex-integrante da Comissão de Fábrica da Ford eleita em 1981, a primeira do país.

A falta de unidade no movimento sindical sempre foi grande obstáculo à constituição de comissões de fábrica. Por falta de consenso no movimento sindical, o objetivo de expandir a organização a outros estados está parada, diz Cláudio Dedecca, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp. Para ele, o problema é que, numa estratégia de busca da sobrevivência, é relevante aquilo que for do interesse particular, em detrimento do coletivo.


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;