Economia Titulo
Participação nos lucros é ampliada, diz pesquisa
Carolina Rodriguez
Do Diário do Grande ABC
27/10/2001 | 17:14
Compartilhar notícia


Pesquisa realizada pelo Núcleo de Recursos Humanos do Centro Universitário Municipal de São Caetano (Imes) mostra que cresce o número de empresas que oferecem participação nos lucros e resultados aos funcionários na região metropolitana de São Paulo. Em 1999, apenas 57% das companhias pesquisas pelo instituto adotavam esta prática. No ano passado, este índice subiu para 62% e, neste, 70%.

Um dos fatores que explicam o aumento, segundo o núcleo, são os resultados que estas ações oferecem às empresas. Embora investir em tecnologia seja uma das principais estratégias para diferenciar uma empresa no mercado, o trabalho individual ou em grupo têm sido considerado uma das principais fontes de inovação, obtenção e sustentação da vantagem competitiva nas organizações.

Por conta disso, muitas empresas têm implementando ações para que, cada vez mais, os funcionários contribuam com a corporação, entre elas está a remuneração de acordo com os resultados alcançados. Além disso, a necessidade de se obter baixos custos operacionais e boa performance comercial fez com que as empresas exigissem das pessoas desempenho de alto padrão e, para compensar os resultados obtidos, as empresas tornaram a remuneração mais variável.

Outra prática comum entre as empresas, segundo a pesquisa, é o oferecimento de desafios aos funcionários e um bom nível de qualidade de vida no ambiente de trabalho. Para o núcleo, as pessoas precisam bem compensadas em relação ao que fazem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;