Internacional Titulo
Sino será usado no resgate dos tripulantes do submarino
Do Diário do Grande ABC
15/08/2000 | 13:10
Compartilhar notícia


A Marinha russa tentará nesta terça-feira salvar os tripulantes do submarino ``Kursk' baixando até o fundo do Mar de Barents um aparelho especial, em forma de sino, explicou o almirante Vladimir Kuroiedov, chefe da Marinha russa.

Pouco antes, o Ministro russo da Defesa, Igor Sergueiev, havia anunciado que a ``operaçao de evacuaçao' dos 116 marinheiros do ``Kursk' havia começado.

Kuroiedov contradisse o Ministro, precisando que a operaçao ainda estaria para ser iniciada até à meia-noite, hora de Moscou (20h00 GMT, 17h00 de Brasília), assim que as condiçoes do tempo melhorassem.

O ``sino' empregado é um aparelho concebido especialmente para socorrer as tripulaçoes dos submarinos em dificuldades.

Baixada da superfície de um navio, o ``sino' se acopla a um compartimento do submarino.

Desta maneira, a princípio, os tripulantes do submarino podem sair e sao içados para a superfície no interior do aparelho.

``O principal é que faça bom tempo', disse o almirante, dando a entender desta maneira que a operaçao pode ser adiada, se o mar continuar agitado.

O capitao da reserva Igor Kudrin advertiu que ``o fato de o submarino estar com uma inclinaçao de 60 graus sobre o flanco vai tornar esta operaçao muito difícil'. ``Com tal inclinaçao, é praticamente impossível acoplar um aparelho de salvamento à escotilha de socorro'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;