Esportes Titulo
Dentista assume EC São Bernardo
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
22/06/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O cirurgião-dentista Giuseppe Luttieri, 41 anos, vai dividir profissão e paixão nos próximos dez dias. Com a licença-casamento cedida pelo EC São Bernardo ao técnico Júlio César Passarelli, quem assumirá o comando interino no jogo de sábado (15h), contra o Nacional, na Capital, é o amigo odontólogo.

Mas a troca do avental, máscara e do popular motorzinho pelo boné, apito e prancheta não é por acaso. Tampouco é novidade para Luttieri, que assume: prefere a bola a canais, próteses, pontes, implantes...

"O que amo é o futebol, mas é a odontologia que me sustenta. Acho, inclusive, que sou melhor no campo, porque faço com muito mais amor. É por aqui (no consultório) que pago as contas e tento viver. O futebol, por ora, é paixão", disse. "Sempre fui auxiliar do (Júlio) César e esta vai ser a primeira vez como treinador. Confesso que estou um pouco ansioso e nervoso", revelou Luttieri.

A primeira opção do clube era o atual assistente de Passarelli, Zé Roberto, mas este estará à frente da equipe sub-20 no mesmo dia e horário. Dessa forma, o amigo de infância vai ocupar a lacuna. "Eu e o (Júlio) César crescemos juntos. Ele sempre foi treinador e eu auxiliar. Mas esse ano a tabela foi cruel comigo. Para estar nos jogos, teria de sair mais cedo e ir para lá, o que me ausentaria do consultório e não posso deixar os pacientes na mão. Conciliar as duas coisas é a parte mais difícil. Mas eu largaria amanhã a odontologia se tivesse o mesmo retorno financeiro no futebol. Só que essa ainda não é minha realidade", lamentou Lettieri, que não receberá nada a mais pela nova função com relação ao que já ganhava como observador técnico.

Existe a possibilidade, ainda não confirmada, de o dentista comandar o time também contra o Mauaense, dia 1º. Independentemente disso, Lettieri ressalta a lealdade ao trabalho que já vinha sendo desempenhado pelo amigo. "Vou ocupar seu lugar, mas o trabalho é dele. O padrão, o esquema e a maneira de jogar serão mantidos. Só se for necessário vou impor meu estilo."

 

PREVISÃO

De acordo com o dentista, se o Esporte não conquistar o acesso neste ano, de 2012 não passa. "Temos uma base excelente que joga junto há um ano e meio, e no ano que vem vai brigar para subir. Assim como na odontologia, o resultado no futebol é a médio-longo prazo. Imediatismo não combina e planejamento é tudo. É a característica do César que mais me identifico."

 

Divisão entre o consultório e a bola é de quase dez anos

O contato de Lettieri com o futebol não é recente. Junto de Júlio César Passarelli, trabalhou nas categorias de base do Guarani e do São Bernardo FC. Aliás, o melhor resultado da dupla foi no Tigrinho terceiro colocado na Copa São Paulo de Juniores de 2007. Em 2010, a parceria seguiu no sub-20 do EC São Bernardo e agora tem a primeira chance profissional.

"Estamos há quase dez anos no meio. Fico sempre na arquibancada, com o rádio, passando as coordenadas ao César. Observo o adversário, descubro os pontos fracos e tento encaixar nosso jogo", explicou.

O estilo que mais se identifica com Lettieri, segundo ele, é o de Luxemburgo. "Temos a mesma escola e filosofia dele. Gostamos de jogar em cima do erro do adversário, com estilo ofensivo. Mas sou do tipo Falcão, que fica de braços cruzados na beira do campo."

 

Clube regulariza últimos três jogadores

Para manter-se líder absoluto do Grupo 6 do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a diretoria do Esporte Clube São Bernardo segue trabalhando firme. E se teve de encontrar um plano C para o cargo de treinador enquanto Júlio César Passarelli curte a lua de mel entre Natal e a Europa, a documentação de três jogadores foi regularizada ontem.

De acordo com o gerente de futebol do Cachorrão, Valdemar Loureiro, o meia-atacante Klebinho, o meia D'Elia e o centroavante Wesley tiveram a papelada acertada e agora dependem da regularização da Confederação Brasileira de Futebol. Por outro lado, o feriado de Corpus Christi pode atrapalhar a intenção de já contar com os atletas para o jogo de sábado, contra o Nacional, na Capital.

"Não depende mais de mim ou de nós da diretoria. O Klebinho e o D'Elia dependem apenas da CBF. O problema é que o feriado prolongado a partir de quinta-feira (amanhã), pode atrapalhar. Se eles não mandarem amanhã (hoje), só na semana que vem", lamentou o dirigente. O caso de Wesley, é diferente. "Já fizemos o depósito na Federação Sergipana para a liberação dele. Aguardamos a regularização agora na Federação Paulista."

O último reforço do clube para a Segundona seria o zagueiro Alex. No entanto, a negociação pode não acontecer, mesmo o jogador já tendo sido anunciado pela diretoria - restavam apenas detalhes referentes à documentação para concretização do negócio. O motivo: "Nossa verba para contratações acabou", justificou Loureiro.

 

OTIMISMO

Depois da vitória no clássico contra o Palestra, sexta-feira, por 2 a 0, no Estádio do Baetão, a expectativa de todos no Esporte Clube São Bernardo é conquistar a classificação antecipada para a segunda fase diante do Nacional - é líder da chave com 18 pontos. "Ganhando chegamos a 21 pontos e estaremos praticamente classificados", afirmou o interino Giuseppe Lettieri.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;