Esportes Titulo
Santo André vence o Campinense-PB pela Série C
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
20/11/2003 | 23:49
Compartilhar notícia


O Santo André saiu na frente no quadrangular decisivo da Série C do Campeonato Brasileiro. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Campinense-PB, quinta à noite, no estádio Bruno Daniel, o time do Grande ABC obteve os primeiros três pontos imprescindíveis para quem atuou diante da torcida. Agora, o Santo André joga no domingo às 17h (horário de Brasília) contra o Botafogo-PB, no estádio Almeidão, em João Pessoa. Um resultado favorável como visitante já deixará o Santo André em situação privilegiada, pois na próxima quarta-feira, a equipe estará de volta ao Bruno Daniel, contra o Ituano.

O Santo André enfrentou no primeiro tempo uma resistência que só foi demolida aos 46 minutos, com o gol de falta marcado por Dedimar. O Campinense executou durante toda etapa inicial uma marcação implacável, feita de forma individual na intermediária, com o experiente zagueiro Lúcio Surubim na sobra.

Diante das dificuldades, o Santo André procurou variar o seu procedimento ofensivo. Assim, o atacante Marcos Denner recuava até a própria intermediária para iniciar as jogadas ofensivas. Daniel e Tita procuravam cair pelas extremas, na tentativa de atrair os zagueiros do Campinense, que no entanto, evitavam abandonar ostensivamente as suas posições.

Como não contava com um meia capaz de exercer ativamente a ligação com o ataque, o Santo André se via envolvido pelo meio-campo do time da Paraíba, que até arriscou alguns chutes de média distância, com Fernando Villar, na tentativa de surpreender o goleiro Júnior, que ocupava o lugar do titular Júlio César, suspenso.

Quando se imaginava que o primeiro tempo terminaria sem gols, sobretudo por causa da rígida postura defensiva do Campinense, saiu o gol salvador do Santo André. Numa falta frontal ao gol de Jaílson, o lateral Dedimar, nesta quinta improvisado como volante, cobrou no ângulo direito sem que o goleiro do Campinense tivesse a oportunidade de defender.

Resistência – No segundo tempo, o Santo André teve de encarar a mudança de postura do Campinense. Como estava em desvantagem, o time da Paraíba adiantou-se ao meio-campo, manteve a característica de troca constante de passes, envolveu o setor correspondente do Santo André e chegou com mais freqüência ao gol contrário. Tanto assim que o goleiro Júnior foi obrigado a evitar dois gols que seriam feitos pelos próprios defensores, um deles em um desvio defeituoso do lateral Cláudio, que obrigou o seu companheiro ao salto arrojado para impedir a igualdade.

A opção pelos contra-golpes era a alternativa na qual se baseava o time do técnico Luiz Carlos Martins. Com Daniel e Tita mais avançados, sempre próximos das extremas, e Marcos Denner como um jogador que partia do meio-campo, o Santo André tentou surpreender a defesa do Campinense. Ocorre que os paraibanos mantinham pelo menos três defensores, sempre com Lúcio Surubim como o jogador da sobra e de aproveitamento elevado na cobertura e nas antecipações.

A resistência do Santo André, porém, foi bem maior do que as iniciativas de ataque do adversário. Por isso, a estréia foi favorável, e o primeiro desafio do confronto São Paulo x Paraíba está superado. O segundo capítulo será fora de casa, mas com a confiança redobrada em direção ao acesso para a Série B de 2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;