Internacional Titulo
Prefeito belga proíbe exposição de obra sobre 'tubarão' Saddam
Da AFP
06/02/2006 | 17:55
Compartilhar notícia


Um prefeito belga proibiu a exposição de uma controvertida obra de arte que representa Saddam Hussein atado e num aquário, assinada pelo artista tcheco David Cerny, depois de julgá-la muito "chocante", disse nesta segunda-feira o prefeito de Middelkerke, Michel Landuyt.

"Esta obra pode comover as pessoas, não apenas aqui, mas também os turistas e, eventualmente, aqueles que seguem uma religião diferente, em particular os muçulmanos", afirmou Michel Landuyt, prefeito desta pequena estação balneária da costa belga, ao justificar sua decisão.

Segundo o prefeito, a proibição foi feita há um mês e não teve "nada a ver" com o caso da publicação na Europa de charges do profeta Maomé, que provocaram nos últimos dias uma onda de indignação e violência no mundo muçulmano.

A obra, batizada de "Shark" ("Tubarão"), representa o ex-ditador iraquiano atado e dentro de um aquário e seria exposta no festival de arte Beaufort 2006. "Para mim, era muito chocante", ressaltou Michel Landuyt, lembrando que o processo judicial do ex-presidente do Iraque está em curso.

O "Shark", de David Cerny, foi exibido pela primeira vez ao público na "Prague Biennale 2", uma exposição internacional organizada de maio a setembro de 2005 na capital da República Tcheca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;