Economia Titulo
Estudo mostra que privatizaçao gera desemprego
Das Agências
15/12/2000 | 13:55
Compartilhar notícia


O estudo do economista Marcio Pochmann, divulgado nesta sexta-feira, que as privatizaçoes realizadas pelo governo na década de 90 provocaram a perda de mais de meio milhao de empregos.

A pesquisa de Pochmann, professor do Centro de Estudos de Economia Sindical (Cesit) da Unicamp, analisou, entre os anos de 1989 e 1999, e concluiu que a privatizaçao de 163 empresas extinguiu 546 mil vagas. Isso equivale a 17,1% do total de postos de trabalhos fechados nesse período.

Entre 1990 e 1994, quando as empresas privatizadas eram indústrias petroquímica, de transformaçao, siderúrgica e mineraçao foram eliminados 246 mil empregos.

O estudo mostra também que os trabalhadores de renda mais baixa e menor escolaridade foram os mais afetados pelo desemprego motivado pela privatizaçao. Quase metade das demissoes atingiram funcionários que ganhavam até três salários mínimos, contra apenas um terço daqueles com ganhos superiores a 20 mínimos.

Atividades que mais perderam espaço nas ex-estatais foram a de auxiliar de escritório, auxiliar de contabilidade, mestre de serviços, ferroviários e maquinistas




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;