Política Titulo
Senador do PFL defende controle externo do Judiciário
Do Diário OnLine
Com Agências
24/04/2003 | 17:21
Compartilhar notícia


O senador Demósthenes Torres (PFL-GO) defendeu nesta quinta-feira o controle externo do Poder Judiciário, tema que foi colocado em pauta no início da semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Torres, essa fiscalização poderia ser exercida em parceria com integrantes da sociedade civil, não restringindo-se apenas a juízes e promotores. Caso contrário, afirmou o senador, o corporativismo tomaria conta do Judiciário.

Em discurso no Espírito Santo, na última terça-feira, Lula declarou que era preciso abrir a "caixa-preta" do Judiciário e fazer um controle externo desse poder com o objetivo de coibir abusos. Ele citou o caso de advogados que recusam-se a cumprir medidas de segurança ao entrar em presídios, como a revista, e defendeu uma "Justiça igual para todos".

"Não é possível que um cidadão comum tenha de passar por um aparelho de raio-X para pegar um avião, enquanto nas cadeias você entra sem qualquer processo de revista. É inconcebível que um advogado não queira se submeter a uma máquina dessa para visitar um preso. Nós, que estamos livres, estamos mais vigiados do que os que estão presos", afirmou o presidente, na ocasião.

Com informações da Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;