Internacional Titulo
Encontro nazista é suspenso no Chile
Do Diário do Grande ABC
19/04/2000 | 16:33
Compartilhar notícia


O grupo nazista que pretendia realizar um congresso no Chile suspendeu a reuniao depois de ser descoberto pela polícia em um balneário próximo a esta capital, e o governo deu por encerrada a proibida reuniao clandestina.

``Creio que seria bom nao se falar mais desse congresso. Foi apenas uma reuniao e terminou como terminou. As medidas foram tomadas a tempo para evitar qualquer tentativa mais grave', disse nesta quarta-feira o subsecretário do Interior, Jorge Burgos, que informou que o encontro nao chegou a reunir mais de 12 delegados.

Policiais chegaram nas últimas horas da noite a um bangalô em Concón, a 120 km a noroeste de Santiago, onde deviam reunir-se os representantes de organizaçoes neonazistas do continente. Os meios de imprensa, entre eles a televisao estatal, haviam descoberto anteriormente o lugar - uma casa de madeira próxima ao porto de Valparaíso.

A polícia nao efetuou detençoes, ainda que a reuniao estivesse proibida pelo governo. Na residência se encontravam várias pessoas e um homem, que nao se identificou, leu uma declaraçao em que informava a suspensao do encontro por falta de garantias.

Depois de demonstrar seu repúdio ao congresso nazi, jovens entregaram ao governo 15 mil assinaturas de apoio a um projeto que tramita no Congresso, que pune a discriminaçao e as doutrinas que a propagam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;