Esportes Titulo
Paraolimpíadas fazem sucesso nas TVs pelo mundo, menos nos EUA
Da AFP
21/09/2004 | 16:32
Compartilhar notícia


Cada vez mais canais de TV no mundo, especialmente na Europa e na Ásia, vêm transmitindo as competições das Paraolimpíadas de Atenas-2004, mas o principal evento esportivo para deficientes físicos continua sem receber muita atenção nos Estados Unidos, que é o maior mercado televisivo do mundo.

A BBC ‘fez história’ neste domingo ao transmitir ao vivo, pela primeira vez, a cobertura das Paraolimpíadas, disse Dave Gordon, diretor de grandes eventos da rede de TV britânica.

"Há uma clara audiência para o esporte praticado por deficientes físicos", afirmou ele.

A audiência passou de dois milhões de espectadores, "um número perfeitamente respeitável", segundo Gordon.

A BBC mandou uma equipe de 100 pessoas para fazer a cobertura do evento em Atenas. Os programas vão ao ar por cerca de 90 minutos na BBC2, que tem alcance nacional.

Os direitos de transmissão dos Jogos Paraolímpicos foram vendidos pela primeira vez em Atlanta-96. Neste ano, os Jogos de Atenas foram vendidos por cerca de US$ 1,5 milhão, de acordo com números do CPI (Comitê Paraolímpico Internacional). O CPI gasta esta quantia para cobrir parte dos custos totais de transmissão, que são de US$ 3,5 milhões.

"Estamos muito desapontados com o fato de que as redes de TV americanas decidiram não comprar os direitos", disse Miriam Wilkens, diretora de mídia do CPI.

Segundo ela, as redes americanas argumentaram contenção de custos e suposta falta de espectadores.

"Acreditamos que há um grande público que gostaria de acompanhar a cobertura. Recebemos e-mails de atletas e fãs dos Estados Unidos perguntando quando eles poderão ver as competições", disse Wilkens.

Há negociações em andamento com a TV a cabo americana Outdoor Live para que leve ao ar um resumo dos jogos em novembro.

"Esperamos que as redes americanas mostrem mais interesse nos próximos Jogos", disse ela.

"Acho que se a BBC tiver sucesso uma rede americana vai entrar no negócio", disse Steve Goldberg, um jornalista americanos que cobre as Paraolimpíadas.

"É embaraçoso não ter qualquer interesse dos americanos", completou Dave Gordon, da BBC.

Outras redes de TV do mundo, como no Brasil, na China, na Alemanha e na Espanha, também vêm dando importância aos Jogos Paraolímpicos. "Há transmissão de competições ao vivo todos os dias. As medalhas obtidas são muito ressaltadas", disse um jornalista chinês.

A audiência dos Jogos não é formada apenas por deficientes. "Sabemos por pesquisas que fãs do esporte acompanham as competições assim como acompanham outros esportes", explicou Gordon.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;