Internacional Titulo
Reformistas terao maioria absoluta no Parlamento sérvio
Das Agências
24/12/2000 | 14:11
Compartilhar notícia


Os reformistas do presidente Vojislav Kostunica anunciaram que terao a maioria absoluta no Parlamento sérvio depois da esmagadora vitória obtida nas eleiçoes legislativas, realizadas neste sábado. A Oposiçao Democrática da Sérvia (DOS), coalizao reformista liderada por Kostunica, conseguiu 177 lugares no Parlamento, de um total de 250, segundo os resultados oficiais, informou o porta-voz da DOS, Cedomir Jovanovic. "Podemos dizer definitivamente que a DOS ganhou as eleiçoes e que, com dois terços do Parlamento em nossas maos, poderemos mudar a sociedade", frisou.

Depois deste anúncio, feito na presença de todos os líderes da DOS, à exceçao do presidente Kostunica, o novo primeiro-ministro sérvio, Zoran Djindjic, abriu uma garrafa de champanhe.

Segundo os resultados anunciados pela DOS, o Partido Socialista do ex-presidente Slobodan Milosevic obteve 37 cadeiras, o ultranacionalista Partido Radical de Vojislav Seselj, 23, e o Partido da Unidade Sérvia de Branislav Pelevic, 14. O índice de participaçao nas eleiçoes foi de 58,7%, de acordo com cálculos do Centro para a Democracia e as Eleiçoes Livres, que é um organismo independente.

A Sérvia, com dez milhoes de habitantes, incluindo a província de Kosovo e Montenegro integra a República Federal da Iugoslávia (RFI), presidida por Kostunica desde 7 de outubro. Antes de sua dissoluçao em outubro, o parlamento da Sérvia era amplamente dominado pelo Partido Socialista (SPS) do ex-presidente Slobodan Milosevic e seus aliados. O SPS só contará agora com 40 cadeiras no novo parlamento sérvio.

Depois de levar ao poder Kostunica e crescer com os votos de uma populaçao ávida de mudanças, a DOS pode agora aplicar todas as reformas que desejar. ``Nos próximos dias teremos um governo que poderá criar instituiçoes democráticas e uma economia de mercado orientada para o social', declarou Kostunica à televisao.

Entre os temas pendentes figura o futuro das relaçoes da Sérvia com Kosovo, administrada pela ONU e habitada majoritariamente por albaneses hostis a Belgrado. Também estao as relaçoes com Montenegro, que em parte quer sua independência, e a neutralizaçao da guerrilha albanesa que controla 200 km² do território ao extremo-Sul da Sérvia, na fronteira albanesa de Kosovo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;