Política Titulo
Oswaldo Dias tem apoio de 13 vereadores
Vinícius Casagrande
Do Diário do Grande ABC
31/12/2000 | 13:59
Compartilhar notícia


  Oito novos vereadores tomaram posse ontem no Legislativo de Mauá, representando uma renovaçao de 38,09%. Dos 19 parlamentares que tentaram a reeleiçao, seis nao conseguiram continuar na Casa para os próximos quatro anos. Outros dois vereadores - Francisco Carneiro (PPS), o Chiquinho do Zaíra, e Cincinato Freire (PL) - foram derrotados nas eleiçoes majoritárias.

No entanto, a renovaçao efetiva será ainda maior. O vereador reeleito Donisete Pereira Braga (PT) herdou uma cadeira na Assembléia Legislativa e será o primeiro deputado estadual do PT de Mauá. No atual mandato, o município nao tem nenhum representante no Legislativo estadual.

Com a saída de Donisete, outro novato (José Luiz Cassimiro - PT) assume vaga na Câmara de Mauá, gerando uma renovaçao efetiva de 42,85%.

O candidato mais votado foi o vereador reeleito Admir Jacomussi (PPS) com 4.693 votos. Jacomussi assume seu sétimo mandato na Câmara de Mauá. Entre os novatos, o mais votado foi o pastor Altino Moreira dos Santos (PL) com 3.257 votos.

Carlos Alberto Polisel (PSDB), Sidnei Sabela (PSDB), Luiz Antonio Grigio (PT), José Rogério Moreira Santana (PT), Otávio Godoy (PFL), Terezinha Luiz Ferreira (PV) e Arissol Miranda (PV) sao os demais vereadores eleitos no município que nao ocupavam uma cadeira legislativa neste mandato.

Joao Vianney (PT), Miguel Lajarin (PT), Vicente de Paula (PL), Olivier Negri Filho (PSB), Sérgio Walendy (PSDB) e Luiz Carlos Pegoraro (PSDB) se despedem da Câmara.

O PT foi a legenda que mais vagas conquistou, mantendo suas seis cadeiras. O PMDB, que fazia parte da mesma coligaçao para a eleiçao proporcional, ficou com apenas uma vaga.

O partido que mais cresceu nas eleiçoes proporcionais foi o PV. A legenda, que nao tinha nenhum representante no Legislativo, passa a ocupar duas vagas. O PFL também passa a ocupar duas cadeiras. No mandato anterior, o partido tinha apenas um representante.

O PSDB manteve seus três vereadores na Casa. O PL e o PPS tiveram reduçao de uma cadeira e diminuiram de cinco para quatro e de quatro para três vagas, respectivamente.

O prefeito reeleito Oswaldo Dias (PT) deverá encontrar uma relaçao harmoniosa para ter uma governabilidade no que depender do poder Legislativo do município.

A Coligaçao Mauá Unida, que o reelegeu, conseguiu nove cadeiras. O apoio do PL trouxe outros quatros vereadores para a base governista, totalizando 13 parlamentares de sustentaçao ao prefeito.

Alguma resistência somente deverá acontecer nos projetos que precisarem de maioria qualificada de dois terços dos votos (14) da Casa para serem aprovados.

Porém, esse empecilho deverá durar por pouco tempo. Antes mesmo do início do novo mandato, muitos acordos foram feitos a portas fechadas e há quem afirme que o prefeito possa vir a ter nao somente a ampla maioria, como também chegar a ter uma unanimidade para a aprovaçao de seus projetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;