Política Titulo São Bernardo
PSB está perto de apoiar Marinho

Encontro entre o petista e Marcio França gera avanço no diálogo das siglas

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
20/04/2012 | 07:08
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), está perto de ganhar reforço para projeto de reeleição. O petista se reuniu com o presidente estadual do PSB, Márcio França, e avançou no diálogo para assegurar o apoio dos socialistas.

A equipe do Diário apurou que o mandatário socialista deu autonomia para o diretório local decidir seu futuro na eleição. Desse modo, não haverá dificuldade para o PSB se aliar ao PT.

O chefe do Executivo já havia se encontrado com o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, que se mostrou favorável à parceria, citando inclusive resolução do partido que determina que nas cidades com mais de 200 mil eleitores as decisões partidárias são definidas pela direção nacional.

Segunda maior bancada no Legislativo, com quatro integrantes - perdendo apenas para o PT que tem seis parlamentares -, o PSB no arco de alianças pode render dividendos eleitorais para Marinho, pois os vereadores foram eleitos em 2008 na chapa de oposição.

O presidente do diretório socialista de São Bernardo, Luiz Carlos Heredia, ficou satisfeito com a notícia. "Com as duas executivas falando a mesma língua ficou mais fácil a aproximação (com o Marinho)." Heredia pretende marcar até o fim do mês reunião com os integrantes do partido para discutir o assunto. Posteriormente, a sigla deve realizar evento para oficializar o apoio ao petista.

A euforia de Heredia contrastou com a surpresa dos representantes do PSB na Câmara, que alegaram desconhecer os encaminhamentos da reunião de Marinho com Márcio França. "Ninguém do partido conversou com a gente. As conversas continuam, temos que aguardar", disse Ary de Oliveira.

Líder da bancada socialista na Câmara, Antonio Cabrera também disse desconhecer a situação. "Eu respeito as decisões das esferas superiores do partido, mas também respeito o diretório da minha cidade. O presidente do partido deveria participar dessas discussões", reclamou Cabrera.

 

CONVERSAS PARALELAS -Em meio às conversas com Marinho, os socialistas já conversaram com os pré-candidatos a prefeito Alex Manente (PPS) e Tunico Vieira (PMDB). O PSB chegou a fazer pré-acordo com os peemedebistas para discutirem juntos os encaminhamentos a serem tomados na eleição.

Normalmente longe dos holofotes, o parlamentar Sérgio Demarchi manifesta o desejo de o partido reatar o diálogo com o PMDB antes de qualquer definição com o PT. "Particularmente, vejo com bons olhos a pré-candidatura do Tunico", disse. Para ele, qualquer tipo de imposição das instâncias majoritárias do partido é prejudicial. "Se isso acontecer, prefiro repensar minha vida", avaliou.

Sem pretensão de seguir no Legislativo, o vereador Vandir Mognon praticamente abandonou o partido, declarando apoio ao PPS e lançando seu filho Alexander Mognon pré-candidato a vereador. Procurado, ele não foi encontrado para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;