Internacional Titulo
Powell: reinício de negociações no Oriente Médio demora
Das Agências
25/02/2001 | 19:12
Compartilhar notícia


O secretário de Estado norte-americano Colin Powell descartou a possibilidade de um rápido reinício das negociações de paz entre israelenses e palestinos. "Será necessário muito tempo antes de se reiniciarem as negociações", declarou Powell aos jornalistas que o acompanhavam na viagem da Jordânia ao Kuait.

Na manhã deste domingo Powell se reuniu em Jerusalém com o primeiro-ministro israelense eleito, Ariel Sharon, e, em Ramalá, com o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, convidando as duas partes a "saírem desta etapa terrível onde a violência leva a mais violência" para, em um determinado prazo, reiniciarem as negociações.

Yasser Arafat divulgou, no entanto, sua vontade de reiniciar as negociações de paz com Israel "no ponto em que as mesmas pararam", durante uma coletiva conjunta com Powell. "Conto com o senhor, secretário Powell e com o presidente Bush para nos ajudar a terminar com o cerco e as dificuldades coletivas. Estamos dispostos a ir em frente, baseado em nosso firme compromisso com o processo de paz como uma estratégica opção para o povo palestino", acrescentou.

O secretário de Estado partiu na noite deste domingo, hora local, de Amã rumo ao Kuwait, ao final de um encontro na capital jordaniana com o rei Abadullah II. A Jordânia era a quarta etapa da primeira viagem de Powell ao Oriente Médio, que começou sábado no Egito, e prosseguiu por Israel e os territórios palestinos. No Kuwait, Powell participará das cerimônias do décimo aniversário da libertação do Kuwait da ocupação iraquiana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;