O bairro perdeu a antiga capela de São João Batista, mas o Colégio Rio Branco preserva por iniciativa própria uma capela do século XIX dedicada a Santo Antonio
A capela Santo Antonio, do Colégio Rio Branco, fica na Rua Pio XII, pouco acima do antigo campo do Meninos FC – campo que hoje é praça pública e onde jogou o São Paulo FC, goleando a Seleção de São Bernardo em 1968.
O pesquisador José Coutinho Simões, residente em Rudge Ramos, estuda a história da capelinha e envia à Memória uma rara foto, identificada como sendo dos anos 1950.
O mesmo Coutinho, com página na internet, defende o tombamento da capela, e para tal tem organizado um abaixo-assinado.
PERDAS HISTÓRICAS
Seguindo o exemplo de Utinga, em Santo André, Rudge Ramos já tentou separar-se de São Bernardo. O novo município abrangeria bairros populosos como Pauliceia e Taboão. Felizmente, a ideia não teve êxito – o Grande ABC já foi muito retalhado, para depois buscar unidade criando organismos como o Consórcio Intermunicipal.
Rudge Ramos sequer conseguiu preservar o nome histórico de Meninos e perdeu a capelinha construída pelos irmãos Piagentini no século XIX, e que ficava o Largo São João Batista.
Outra perda importante foi a sede da fazenda dos beneditinos, com capela e cemitério na antiga Estrada do Vergueiro e onde nasceu a cidade de São Bernardo – e só em 2017, por iniciativa da Paróquia da Boa Viagem, durante uma Procissão dos Carroceiros, foi possível a colocação de um pedestal assinalando a importância geográfica do espaço, no ponto em que o Córrego Borda do Campo deságua no Ribeirão dos Meninos.
Agora, a tentativa de tombamento da capela particular. Bom? Ruim? A verdade é que a capela resiste graças aos proprietários, e somente a eles – e Memória se lembra do saudoso vereador Hamilcar Paranhos, chamado de ‘O Leão da Câmara’, pela sua combatividade e participação nas coisas da cidade.
Anos atrás estivemos na escola. A diretora, filha de Hamilcar Paranhos, nos falou do pai, descendente do Barão do Rio Branco – e este foi um dos motivos da denominação do estabelecimento.
Hoje, mais importante do que listas em defesa da capela de Santo Antonio, seria mais lógico uma conversa franca. A cidade como um todo, e o bairro Rudge Ramos em particular, já perdeu muita coisa boa por falta de diálogo entre a sua gente.
MEMORIAL
O novo pároco do bairro, padre Paulo Afonso da Silva, é um estudioso da história. Preserva o memorial da igreja, criado pelo antecessor, padre Roberto Marangon. Padre Afonso é a pessoa indicada para a valorização da capelinha de Santo Antonio.
Repetimos: Memória acredita mais numa conversa franca do que em expedientes muito mais burocráticos, como o tombamento, do que eficientes.
Diário há 30 anos
Terça-feira, 22 de agosto de 1989 – ano 32, edição 7150
Manchete – O deputado Ulysses Guimarães reage e diz que não renuncia a candidatura à Presidência da República
Saúde – O Hospital Municipal de Santo André torna-se o primeiro do Grande ABC a dispor de soro contra picadas de cobras e aranhas venenosas.
Movimento Sindical – Em greve funcionários de indústrias de pneus.
Adeus – 1 – O cantor e compositor Raul Seixas, o ‘Maluco Beleza’, morre aos 44 anos.
Adeus – 2 – Miquelina Pedroso Magnani, 100 anos de idade, a professora mais idosa do Grande ABC, morre em São Bernardo.
Em 22 de agosto de...
1914 – A guerra na Europa. Manchete do Estadão: os russos tomam a ofensiva em toda a linha; os sérvios invadem a Áustria; a concentração das tropas belgas em Antuérpia; a Alemanha não aceita o ultimato do Japão.
1919 – Frio intenso em todo o Estado de São Paulo. Geada afeta a lavoura do município de São Bernardo, hoje território abrangido pelo Grande ABC.
1934 – Marceneiros das 18 fábricas de móveis de São Bernardo entram em greve por melhores condições de trabalho.
Santos do dia
- Maria Regina ou Senhora Rainha
- André de Fiésole
- Fabriciano
Hoje
- Dia Mundial do Folclore. No Brasil a data foi oficializada em 1965 pelo Congresso Nacional.
- Dia do Supervisor Educacional
Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 22 de agosto:
- Em São Paulo, Araraquara, Arco-Íris, Brodowski, Inúbia Paulista e Taquaral
- No Pará, Aveiro
- Na Paraíba, Cajazeiras
- Em Alagoas, Canapi e Inhapi
- No Piauí, Caracol e Cocal
- No Espírito Santo, Colatina e Linhares
- Na Bahia, Itororó
- Em Goiás, Sítio d’Abadia
Fonte: IBGE.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.