Setecidades Titulo
Grande ABC recebe 247 mil vacinas contra a raiva
Do Diário do Grande ABC
14/08/2009 | 07:54
Compartilhar notícia


O Grande ABC recebeu da Secretaria de Estado da Saúde cerca de 247 mil doses de vacina contra a raiva para a campanha deste ano.

Ao todo, a secretaria distribuiu 6,7 milhões de vacinas para todas as cidades do Estado. Seringas, agulhas e cartazes também foram entregues.

Na região, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires inciaram a vacinação. Em Diadema, a campanha começa segunda-feira (17) e em Rio Grande da Serra, no dia 29. Mauá não informou quando começará a imunização. As prefeituras paulistas têm até o final de setembro para iniciar campanhas.

No ano passado foram imunizados cerca de 5,3 milhões de animais de estimação - 4,6 milhões de cães e 760.917 gatos. O Estado ressalta, aliás, que é importante que os felinos também sejam vacinados. "Eles são mais predadores e estão mais sujeitos a morder um morcego contaminado", afirma Neide Takaoka, diretora do Instituto Pasteur.

Até o final da década de 1990, os cães eram responsáveis pela transmissão da maioria dos casos em humanos, papel que passou a ser desempenhado pelos morcegos hematófogos (que se alimentam de sangue).

Há oito anos o Estado de São Paulo não registra caso de raiva em pessoas. O último registro da doença ocorreu em 2001, em Dracena, região de Presidente Prudente. A vítima, uma mulher, foi atacada por um gato que havia caçado um morcego infectado.

Em humanos, a vacina contra a raiva geralmente é aplicada após a possível exposição da pessoa ao vírus, quando algum ferimento é causado por mamíferos.da Redação

Serviço - Para saber os locais de vacinação no Grande ABC, é preciso entrar em contato com as prefeituras. Santo André: 0800-019-1944; São Bernardo: 0800-770-8156; São Caetano: 4238-8170; Ribeirão Pires: 4824-3748. As outras cidades ainda não iniciaram a campanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;