Nacional Titulo
Presos de Ribeirao Preto começam a ser transferidos
Do Diário do Grande ABC
08/11/1999 | 16:34
Compartilhar notícia


Começa nesta segunda-feira a transferência de cerca de 400 detentos da superlotada Cadeia Pública de Vila Branca para a nova cadeia pública de Ribeirao Preto, a 310 quilômetros de Sao Paulo. A capacidade da Cadeia Pública 2, perto da Rodovia Abraao Assed, que liga Ribeirao Preto a Serrana, é de 422 presos. A primeira transferência de detentos ainda nao condenados, de um total de quatro, será acompanhada por forte esquema de segurança.

As obras da Cadeia Pública 2 e da futura penitenciária, localizada ao lado, atrasaram quase um ano. A instalaçao do sistema de telefonia na cadeia foi concluída na semana passada. Ela tem quatro pavilhoes para 96 detentos cada e o restante das vagas é completado na área do seguro. A construçao da penitenciária, que terá capacidade para cerca de 700 presos , sofreu atraso porque a construtora responsável pela obra alegou falta de pagamento do Estado.

A nova cadeia terá 90 funcionários, sendo 80 carcereiros e dois delegados. Segundo o delegado seccional de Ribeirao Preto Alexandre Jorge Daur, a unidade vai resolver a situaçao crítica da Cadeia Pública de Vila Branca, que tem capacidade para 198 detentos, mas abriga quase 700. Por causa da superlotaçao, as tentativas de fugas sao freqüentes- em 99, 12 presos conseguiram fugir de Vila Branca em quatro fugas. "Vila Branca está incontrolável, praticamente com duas direçoes: a do presídio e a dos presos", diz Daur. Com a unidade 2, Vila Branca abrigará os presos condenados por pouco tempo, acredita o delegado. Depois, o local passará por reformas hidráulicas e elétricas e deverá ser transformado em presídio feminino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;