Internacional Titulo
Novo erro: Otan admite ter atingido capital da Bulgária
Do Diário do Grande ABC
29/04/1999 | 14:54
Compartilhar notícia


A Otan reconheceu nesta quinta-feira que um míssil disparado por um dos avioes que participam no bombardeio contra a Iugoslávia caiu nas imediaçoes de Sofia e assegurou que tentará reduzir no futuro as possibilidades de incidentes deste tipo.

"Um aviao da Otan foi captado pelas defesas antiaéreas sérvias e um míssil foi disparado numa situaçao de legítima defesa", explicou o porta-voz da Aliança Atlântica, Jamie Shea. O míssil falhou em seu objetivo e aterrissou ``de forma involuntária na Bulgária' na noite de quarta-feira, precisou.

A Aliança Atlântica estimou que este incidente nao deve influir negativamente em suas relaçoes com a Bulgária, que pediu explicaçoes a respeito. "A Bulgária sabe muito bem que se trata de um acidente. Estou convencido de que isso nao afetará nossas relaçoes com Sofia", disse o porta-voz.

A Otan indicou que ia refletir sobre os meios de minimizar a possibilidade desses incidentes no futuro.

O míssil de tipo HARM caiu sobre uma casa em Gorna Bania, na periferia de Sofia, a 60 km da fronteira com a Iugoslávia. Arrancou o telhado da construçao de três andares, segundo as autoridades búlgaras. Nao houve vítimas.

O porta-voz militar da Otan, o general italiano Giuseppe Marani, nao pode dar explicaçoes sobre as circunstâncias do incidente. Também nao pôde explicar como o míssil caiu a 60 km da fronteira com a Iugoslávia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;