Cultura & Lazer Titulo
Monarco traz um pouco da Portela para Sto.André
Luiz Guilherme Gerbelli
Do Diário OnLine
09/07/2009 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Diretamente de Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, o sambista Monarco desembarca em Santo André no próximo sábado para cantar a história do samba nacional. Membro da Velha Guarda da Portela, o cantor se apresenta no Ocara Clube, a partir das 14h.

Com um repertório de sambas tradicionais, Hildemar Diniz, ou melhor Monarco - o apelido veio ainda na infância -, promete levantar o público. "Eu abro a boca e o povo canta comigo", brinca. No set list, estão composições próprias e músicas de figurões do gênero, como Cartola e Silas de Oliveira.

A história de Monarco com a Portela começa em 1945, quando tinha apenas 12 anos. Cinco anos mais tarde, compôs a sua primeira música e passou a integrar as alas dos compositores da escola. "Passei para o lado dos bambas", diz. "Eu compus, o pessoal gostou, as pastoras aprovaram e, a partir daí, fui um sucesso", afirma o sambista, que garante ter o "dom" para a composição.

O primeiro samba de Monarco só saiu em 1957, ano em que foi gravado um disco com músicas só da Portela. O sucesso mesmo, segundo ele, só veio em 1973, quando Martinho da Vila decidiu gravar a sua música "Tudo Menos Amor". "A partir daí, as coisas passaram a ficar mais fáceis. Começaram a acreditar no meu taco", lembra. Antes, já havia escrito para Paulinho da Viola.

O sambista reúne em seu currículo outras grandes parcerias. Já gravou com Clara Nunes, João Nogueira e Zeca Pagodinho. Este último levou aos palcos a canção "Coração em Desalinho" e faz questão de gravar uma música do Monarco todo ano.

Com quatro CDs lançados, sendo que dois foram inicialmente divulgados no Japão, Monarco também contabiliza participações em outros projetos. Em 1998, participou do disco "Tudo Azul" e, no ano passado, foi um dos protagonistas do documentário"O Mistério do Samba", ambos produzidos pela cantora Marisa Monte com o objetivo de recuperar a memória da Portela.

Mesmo com um longo tempo de estrada, Monarco diz que ainda tem fôlego para muito mais. "Deus me dá focar e eu vou indo. Agora, vou pra Santo André e, em breve, vou para Recife e Manaus."

Serviço - Monarco da Portela - Sábado, às 14h
Ocara Clube (r. Capricórnio, 75, tel, 0/xx/11 4436-4094)
Ingressos: R$ 15




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;